
Os foliões que irão curtir o carnaval de Sobral contarão com a atuação de profissionais da segurança pública qualificados para atender situações de violência que envolvam mulheres, crianças e adolescentes. A Secretária da Segurança Cidadã do município (SESEC), realizou na quarta-feira (21), a formação Rede Segura, para discutir saúde e segurança no carnaval.
A atividade formativa foi realizada em parceria com a Associação Marta, e aconteceu na Cadeia Criativa, com participação servidores da segurança pública, da saúde e da rede de proteção que atuarão durante o período carnavalesco no município.
A programação contou com momentos formativos sobre aspectos jurídicos, letramento e diversidade e orientações de saúde.
O foco da formação foi discutir a atuação dos profissionais diante de situações mais recorrentes no contexto do carnaval, com o objetivo de identificar ocorrências, especialmente as que envolvem mulheres, crianças e adolescentes.
Ao se depararem com ocorrências desse tipo, os profissionais devem seguir protocolos de segurança. No atendimento inicial, a atenção é na coleta adequada de informações, na prevenção da revitimização, e no esclarecimento das responsabilidades legais, considerando a atuação de diferentes serviços envolvidos durante os eventos.
Os eventos municipais de grande porte, como o carnaval, contam com atuação integrada da rede de serviços e profissionais das secretarias municipais. A prefeitura de Sobral ainda não divulgou os detalhes da programação dos serviços e atuação de cada secretaria durante o carnaval de Sobral.


