PUBLICIDADE

Brasil Sem Fome: MDS seleciona municípios para apoio contra a fome

Por meio da Portaria nº 1.148/2026, publicada nesta segunda-feira (26/01) no Diário Oficial da União, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) definiu 500 municípios prioritários. O intuito é oferecer apoio técnico e institucional na implementação do Protocolo Brasil Sem Fome.

A iniciativa tem como finalidade reforçar a proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade e reduzir os níveis de insegurança alimentar em todo o território nacional. A seleção das cidades considerou o maior número de famílias em risco de insegurança alimentar grave, conforme o indicador CadInsan.

Brasil Sem Fome: MDS seleciona municípios para apoio contra a fome
Foto: Adobe Stock

Ao todo, os municípios contemplados estão distribuídos por todas as Unidades da Federação. O Pará lidera a lista, com 83 cidades selecionadas, seguido pela Bahia, que soma 50 municípios, e por São Paulo, com 48 localidades em situação crítica de insegurança alimentar. O Ceará, por sua vez, possui 39 municípios na listagem.

De acordo com o texto da Portaria, o apoio do Governo Federal terá duração de 12 meses. Durante esse período, os municípios contarão com o suporte de articuladores estaduais, responsáveis por auxiliar na organização e no fortalecimento da rede local de atendimento. O foco do trabalho será ampliar a capacidade institucional e técnica das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional, tanto estaduais quanto municipais, para a execução das etapas operacionais do Protocolo Brasil Sem Fome.

Entre as diretrizes da iniciativa está a integração dos serviços de saúde (SUS), assistência social (SUAS) e segurança alimentar (Sisan). A prioridade será a identificação de famílias em situação de insegurança alimentar e o encaminhamento adequado aos serviços públicos de saúde.

Brasil Sem Fome: MDS seleciona municípios para apoio contra a fome
Foto: iStock

Para garantir o recebimento do apoio técnico, os municípios selecionados deverão formalizar a adesão ao Protocolo por meio do envio do Termo de Aceite, conforme previsto no Anexo II da Portaria. O documento estadual deve ser assinado pelo presidente da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) estadual, enquanto o termo municipal deve contar com a assinatura do prefeito.

O envio dos termos deverá ser feito para o endereço eletrônico protocolobsf@mds.gov.br. O prazo para encaminhamento do documento estadual é de até dez dias, contados a partir da publicação da Portaria, enquanto o termo municipal poderá ser enviado em até 30 dias. Além disso, o recebimento do apoio técnico está condicionado à adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que deverá ocorrer no prazo máximo de 120 dias, contados a partir da assinatura do Termo de Aceite.

Caso algum município não manifeste interesse dentro dos prazos estabelecidos, a vaga poderá ser repassada a outra cidade da mesma Unidade da Federação. Para isso, será considerado o critério de maior número de famílias em risco de insegurança alimentar grave.

Lista de municípios cearenses

Acopiara Caucaia Juazeiro do Norte Quixadá
Aquiraz Crato Lavras da Mangabeira Quixeramobim
Aracati Eusébio Limoeiro do Norte Redenção
Barbalha Fortaleza Maracanaú Russas
Baturité Granja Maranguape Santa Quitéria
Beberibe Horizonte Massapê Sobral
Boa Viagem Iguatu Morada Nova Tianguá
Camocim Ipu Pacajus Trairi
Canindé Itapajé Pacatuba Viçosa do Ceará
Cascavel Itapipoca Pedra Branca

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir