O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) seguem como principais nomes na disputa pelo Governo do Estado em 2026, segundo pesquisas do instituto Real Time Big Data realizadas em momentos distintos. O levantamento mais recente, divulgado nesta quarta-feira (04/02), aponta empate técnico entre os dois. O cenário é semelhante ao registrado em dezembro do ano passado, embora com variações nos percentuais.
Na pesquisa deste mês de fevereiro, Elmano aparece com 41% das intenções de voto no primeiro cenário estimulado, enquanto Ciro soma 38%. Em dezembro de 2025, no mesmo confronto direto, ambos registravam 39%, configurando empate numérico.

A presença de outros candidatos também apresentou oscilações. Eduardo Girão (Novo) marcou 15% na pesquisa mais recente, percentual próximo ao observado em dezembro, quando aparecia com 14%. Os votos brancos e nulos somaram 3%, enquanto os indecisos somaram 2% em fevereiro. O patamar é semelhante ao registrado no levantamento anterior, quando brancos e nulos totalizaram 4%, percentual igual ao dos indecisos.
A pesquisa de fevereiro mostrou que Jarir Pereira (PSOL) soma 1% das intenções de voto. No entanto, no levantamento realizado em dezembro, ele não foi incluído entre os cenários testados.
Em um segundo cenário testado em fevereiro, sem a presença de Ciro Gomes, Elmano amplia a vantagem e alcança 44% das intenções de voto. Enquanto isso, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (União), aparece com 26%. Em dezembro, cenário semelhante apontava o atual governador com 42% e Roberto Cláudio com o mesmo percentual de 26%, indicando um crescimento do chefe do Executivo estadual dentro da margem de erro.
A pesquisa mais recente também avaliou um confronto direto entre Elmano e Ciro, no qual ambos aparecem com 44%, repetindo o empate técnico observado no levantamento de dezembro, quando Ciro tinha 44% e Elmano, 42%. Já na simulação entre Elmano e Roberto Cláudio, realizada apenas em fevereiro, o governador lidera com 48%, contra 32% do ex-prefeito.

Em relação à rejeição, apenas a pesquisa realizada em dezembro levantou dados sobre o tema. Na ocasião, Eduardo Girão apresentou o maior índice, com 39%, seguido por Elmano (37%), Ciro (32%) e Roberto Cláudio (27%).
Metodologia
O levantamento divulgado em fevereiro ouviu 2.000 eleitores em todas as regiões do Ceará, entre os dias 2 e 3 de fevereiro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05180/2026.
Já a pesquisa realizada em dezembro ouviu 1.200 pessoas. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


