Após reunião com o Sindicato Apeoc, realizada nesta terça-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas anunciou um conjunto de medidas voltadas à valorização dos professores da rede estadual de ensino. Entre os principais pontos está o envio da mensagem que garante o piso nacional dos professores para leitura na Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira (4), com reajuste de 5,4% retroativo a janeiro deste ano.

Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual também confirmou a realização de concurso público para professores em 2026. Segundo o governo, outras demandas apresentadas pela categoria foram atendidas após o diálogo, incluindo a implantação e o pagamento das promoções referentes ao ano de 2025 no próximo ano e a equiparação da Parcela Variável de Redistribuição entre professores temporários e efetivos.
As medidas anunciadas incluem ainda a alteração na legislação para permitir que quatro horas do planejamento individual dos docentes sejam realizadas em local de livre escolha, com o objetivo de melhorar a organização do trabalho pedagógico e a qualidade de vida dos profissionais.

Outro ponto discutido foi o pagamento dos precatórios. O governador informou que o Estado vai tratar do tema junto ao Governo Federal, buscando a antecipação dos precatórios do Fundef, atualmente previstos para dezembro deste ano, para o primeiro semestre de 2026. Também foi confirmada a garantia do pagamento de um terço de férias calculado sobre 45 dias.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, destacou que o conjunto de ações reforça o compromisso do Governo do Ceará com a valorização dos profissionais da educação. Já o presidente do Sindicato Apeoc, Anizio Santos de Melo, avaliou positivamente o resultado da reunião e ressaltou a importância do diálogo entre o Estado e a categoria.


