
O Ceará iniciou o ano de 2026 com resultados expressivos na redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), apontam que janeiro deste ano registrou a maior redução de mortes violentas dos últimos 75 meses no estado. Em Fortaleza, o resultado foi o melhor de toda a série histórica.
No Ceará, janeiro de 2026 apresentou queda de 29% nos CVLIs, com 191 registros, 78 casos a menos em comparação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizadas 269 ocorrências. Em Fortaleza, a redução foi de 36,4%, passando de 66 mortes violentas em janeiro do ano passado para 42 neste ano. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a retração chegou a 43,8%, com 36 casos em 2026, frente a 64 em janeiro de 2025.
Os dados de CVLI englobam homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte. Considerando apenas os meses de janeiro, 2026 apresentou o melhor desempenho tanto no estado quanto na capital.
A Região Metropolitana também apresentou resultados históricos em municípios específicos. Maracanaú registrou redução de 92,3% nas mortes violentas, com apenas um caso em janeiro de 2026, contra 13 no mesmo mês do ano anterior. Em Maranguape, houve queda de 87,5%, passando de oito ocorrências em janeiro de 2025 para uma neste ano. O desempenho da RMF representa o melhor resultado dos últimos 176 meses.
No Interior Norte, a redução foi de 34,9% nos CVLIs, com 56 ocorrências em janeiro de 2026, 30 casos a menos do que no mesmo período do ano passado.
Segundo a SSPDS, os resultados refletem o trabalho integrado das forças de segurança, aliado a investimentos do Governo do Ceará, estratégias de policiamento ostensivo e ações direcionadas com base em análises criminais. Entre as medidas adotadas está a ampliação da presença policial em áreas com maior incidência de crimes e o fortalecimento das investigações.
Como parte desse esforço, o Governo do Ceará inaugurou, em dezembro de 2025, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Região Metropolitana de Fortaleza. A unidade atua na investigação de CVLIs em municípios como Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Pacatuba, reforçando o enfrentamento à criminalidade na região.


