
O prefeito de Guaraciaba do Norte, Cefas Melo (PSD), anunciou, pelas redes sociais, uma medida para contenção de gastos pelo município em função da crise financeira vivenciada pela maioria dos municípios. Segundo o gestor, muitos prefeitos estão demitindo os servidores para cortar gastos. Para evitar essa medida extrema, Cefas preferiu optar pelo corte parcial da remuneração dos que trabalham na Prefeitura, garantindo que ninguém vai receber menos do que um salário mínimo. O contingenciamento deve durar quatro meses.
Segundo o comunicado, a determinação atinge os servidores contratados e comissionados que recebem salários a partir de R$2.350,00. Os servidores efetivos serão afetados em seus salários somente nos casos em que recebem gratificação igual ou superior a R$1.000,00, sendo a redução aplicada somente no valor da gratificação, o salário base não será afetado.
Os salários de cargos como o do prefeito, vice-prefeito, secretários, secretários adjuntos, diretores e coordenadores também serão reduzidos. Durante o comunicado, o prefeito justificou que a medida é por conta de que o país enfrenta uma crise financeira, com redução de repasses e atrasos.
De acordo com o gestor, várias cidades precisam fazer demissões em massa. Ele reforçou que durante o período da medida não haverá demissões; “essa medida existe para que aqui não aconteça o que está acontecendo em muitos municípios, com servidores sendo colocados para fora. É um período de apenas quatro meses, excepcional e necessário para proteger empregos, garantir estabilidade e manter a cidade funcionando do jeito que a nossa população merece”. Disse o gestor.


