O encerramento da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2026 resultou na aprovação de 14.505 candidatos do Ceará em instituições públicas de ensino superior. O número de aprovados supera o total de vagas, que somavam 14,2 mil, porque a contagem leva em consideração a unidade federativa de origem do candidato e não o local da instituição em que ele foi selecionado.
Entre as graduações mais disputadas no Estado, Fisioterapia e Administração, ambas ofertadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concentraram o maior número de inscrições por vaga. Na sequência, aparece o curso de Medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com campus em Baturité.
No detalhamento dos cursos mais concorridos, Fisioterapia integral na UFC Fortaleza registrou 3.206 inscrições para 40 vagas. Administração noturno, também na capital, recebeu 4.916 candidatos para 80 vagas. Já Medicina na Unilab contabilizou 1.387 inscrições para 23 vagas. Estes entre os três cursos com maior procura.

A relação dos dez cursos mais disputados no Ceará inclui ainda Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Medicina Veterinária. Os cursos são ofertados pela UFC e pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), em diferentes campi do Estado.
Nível nacional
No ranking nacional, o Ceará ficou na sétima posição entre as unidades da federação com maior número de aprovados no Sisu 2026.1. Conforme o MEC, o Estado somou 199.536 inscrições, considerando que cada candidato pôde escolher até duas opções de curso.
O resultado individual da seleção foi divulgado em 29 de janeiro. Ao todo, o Sisu 2026.1 reuniu mais de 1,8 milhão de candidatos em todo o país e contabilizou 271.789 aprovados, sendo 129.386 pela ampla concorrência, 124.064 por meio do sistema de cotas e 18.339 por ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino superior.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


