A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) divulgou o esquema especial de tráfego que será adotado neste domingo (8), no entorno da Arena Castelão, por conta da realização do primeiro Clássico-Rei de 2026, entre Fortaleza e Ceará, válido pelo Campeonato Cearense. As intervenções têm como objetivo garantir mais segurança e fluidez viária para torcedores e motoristas.

A partida está marcada para as 18h, mas a operação de trânsito terá início ainda no início da tarde, a partir das 13h, com a atuação de 40 agentes e orientadores de tráfego distribuídos pelas principais vias de acesso ao estádio. As avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Contorno e a rotatória nas proximidades da Arena contarão com reforço de sinalização e controle do fluxo, incluindo o uso de cones para induzir a redução da velocidade dos veículos, devido ao aumento da circulação de pedestres.
Além da presença dos agentes em campo, o videomonitoramento será utilizado para apoiar a fiscalização, especialmente no combate ao estacionamento irregular, e para ajustes dinâmicos na operação semafórica, conforme a demanda de tráfego antes e após o jogo.
Para facilitar a dispersão do público ao término da partida, a AMC informou que o canteiro central da Avenida Paulino Rocha será liberado no trecho próximo ao portão de saída do estacionamento da Arena Castelão. A medida busca reduzir pontos de congestionamento e agilizar o deslocamento dos veículos com destino a regiões como Aldeota, Cidade dos Funcionários e Messejana.
Em caso de ocorrências no trânsito ou denúncias de irregularidades, a população poderá acionar a AMC por meio do 190, número da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Esquema especial de segurança
Além das mudanças no tráfego, o Clássico-Rei contará com um robusto esquema de segurança, definido durante reunião realizada na última terça-feira (3), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto. Ao todo, mais de 600 agentes públicos atuarão no evento.
O planejamento prevê o emprego de 538 policiais militares, sendo 200 dentro da Arena Castelão e 338 no entorno do estádio. A operação também contará com o apoio de 25 bombeiros militares, 40 agentes da AMC, 24 guardas municipais e seis policiais civis.
Como parte do planejamento operacional, ficou definido que os portões do Castelão serão abertos às 15h30, duas horas e meia antes do início da partida, permitindo o acesso gradual do público e contribuindo para a organização e segurança do evento.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de integrantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), da Federação Cearense de Futebol (FCF), dos clubes envolvidos e do Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


