PUBLICIDADE

Secretário de Finanças do STRAF de Guaraciaba do Norte fala sobre expectativas para o período chuvoso

As poucas chuvas registradas na Serra da Ibiapaba até o momento tem chamado a atenção e preocupação agricultores locais que necessitam das precipitações para terem bons êxitos em seus plantios. Em entrevista à ANC, o Secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Guaraciaba do Norte (STRAF), Deusdete Pontes falou sobre as expectativas sobre o período chuvoso. “Para esse ano, infelizmente, até o momento, nós não estamos tendo mais chuvas regulares, tivemos duas chuvas mais significativas em janeiro. Agora, em fevereiro, ainda não tivemos. E o agricultor, principalmente aquele tradicional, está um pouco desacreditado no inverno desse ano. Por conta dos sinais que a natureza oferece para a gente”. Disse. No mês de janeiro, o município totalizou 141 mm de precipitações, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, (Funceme).  

Deusdete também explicou que caso haja prejuízo por conta das poucas chuvas, ou pelo excesso de precipitações como acontece em Guaraciaba, os agricultores têm direito a receber o benefício do Programa Garantia Safra que tem o intuito de ajudar os pequenos produtores rurais, “Caso o inverno daquele ano seja ruim, pouca chuva ou excesso de chuva, porque aqui também nós temos perda por excesso de chuva, aquele agricultor que estiver cadastrado, recebeu o boleto, pagou, ele vai receber R$1.200,00. É uma maneira de amenizar o sofrimento do mesmo”. Afirmou. 

Uma das formas para ajudar os agricultores na comercialização dos seus produtos é o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) que é uma iniciativa do Governo Federal que compra alimentos da Agricultura Familiar sem necessidade de licitação e fornece para pessoas com insegurança alimentar e para a rede pública de ensino, para o agricultor que deseja participar, Deusdete explicou como é realizado o cadastro; “Para você participar do PAA, você tem que ter a CAF,  que é o Cadastro da Agricultura Familiar. Esta CAF é emitida aqui no sindicato, também na Ematerce. São dois órgãos que emitem CAF no município. Aqui nós fazemos a CAF para habilitar o agricultor a vender os seus produtos para a merenda escolar. Nós temos em Guaraciaba mais de 200 agricultores  que vendem e fornecem os seus produtos para a merenda escolar do município”. Detalhou.  

Outro ponto que Deusdete destacou foi a importância de estar sempre com a documentação em dias. Essa é uma das ações que é realizada sem nenhum custo pela instituição, “nós aqui temos um trabalho diário de orientar o homem e a mulher do campo para se documentar. Hoje, não tem mais a entrevista rural e isso prejudicava muito, principalmente o caso das mulheres. Então, o homem e a mulher do campo, a partir dos 16 anos, procure o sindicato venham aqui. A gente faz o sindicato de vocês. Precisou de qualquer benefício previdenciário, mesmo não sendo sindicalizado, mas é agricultor, procure o que nós fazemos da mesma forma, sem cobrar nada”. Pontuou. 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir