Dados atualizados da Fundação Cearense de Meteorologia e Serviços Hídricos (Funceme) indicam que o açude Curral Velho, situado em Morada Nova, foi o primeiro reservatório do Ceará a sangrar em 2026. O volume máximo foi atingido às 16h38min deste domingo (08/02), conforme registro no Portal Hidrológico do órgão.

Com o início da quadra chuvosa no Estado, que ocorre entre fevereiro e maio, aumentam os aportes hídricos nos reservatórios cearenses. Mesmo com a sangria registrada no Curral Velho, o cenário geral dos açudes ainda é de volumes reduzidos. Nenhum outro reservatório do Ceará ultrapassa 90% da capacidade e 41 operam com menos de 30% do volume total armazenável.
Entre os açudes em situação mais crítica está o Castanhão, principal reservatório responsável pelo abastecimento de Fortaleza. Até o horário analisado pela Funceme, o equipamento acumulava apenas 19,53% da capacidade máxima.
Chuvas
No intervalo entre 7h do sábado (07/02) e 7h do domingo, as chuvas alcançaram 133 dos 184 municípios do Ceará, segundo o monitoramento da Funceme. Para os próximos dias, a tendência é de enfraquecimento da instabilidade atmosférica.

A partir desta segunda-feira (09/02), a previsão aponta chuvas mais isoladas, com maior concentração no centro-sul do Estado e na faixa litorânea. O destaque vai para os períodos da madrugada e da manhã.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


