
Com um extenso histórico criminal, o chefe de uma organização criminosa foi preso no município de Eusébio, na noite desta segunda-feira (09/02). O homem foi capturado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco), em um shopping da cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.
Foragido da Justiça, o homem capturado possuía um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de tráfico de drogas. De acordo com as autoridades de segurança que atenderam o caso, o alvo apresentou identificação falsa. Tal ação também fez com que ele fosse preso também por infringir o Art. 304 do Código Penal.
Segundo os membros da Ficco, o chefe de organização criminosa é apontado como envolvido em diversos inquéritos desde 2013 pelos seguintes crimes:
- Homicídio;
- Sequestro;
- Tráfico de drogas;
- Associação criminosa;
- Posse ilegal de arma de fogo e uso de documento falso.
Após a captura, ele foi conduzido à sede da Ficco para a formalização dos procedimentos legais. O capturado segue à disposição da Justiça Federal.
No Ceará, a Ficco funciona como uma estrutura de cooperação entre diferentes órgãos de segurança pública. O objetivo é, de forma estratégica, enfrentar e desarticular organizações criminosas e outras atividades que ameaçam a segurança no Estado.
Esse grupo é composto por diversos órgãos federais e estaduais, incluindo os seguintes:
- Polícia Federal;
- Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará;
- Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal;
- Secretaria Nacional de Políticas Penais;
- Perícia Forense;
- e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
De forma integrada, conforme ocorreu na captura no município de Eusébio, o grupo planeja e executa ações policiais coordenadas, respaldadas por inteligência e análise de dados.


