PUBLICIDADE

Violência no clássico: Justiça mantém a prisão de 159 torcedores após confronto do último domingo 

Além do entorno da Arena Castelão, a violência no clássico foi registrada em diversos outros bairros de Fortaleza - (Foto: Reprodução)
Além do entorno da Arena Castelão, a violência no clássico foi registrada em diversos outros bairros de Fortaleza – (Foto: Reprodução)

Das mais de 350 pessoas que foram detidas no último domingo (08/02), 159 permanecem presas por conta das brigas e atos de violência registrados nos arredores da Arena Castelão, em confronto entre torcedores de Ceará e Fortaleza. 

De acordo com a Justiça, o grupo passou por uma audiência de custódia e teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva. Do total de detidos, 113 adolescentes foram ouvidos em audiência de apresentação. Segundo as autoridades de segurança que atenderam esta ocorrência, junto com os torcedores detidos foram apreendidos objetivos como socos-ingleses, isqueiros e bombas caseiras.

Ao longo desta terça-feira (10/02), outros torcedores passarão pelo mesmo processo. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, foi necessário destinar dez magistrados para acompanhar esta ocorrência, dada a alta demanda que foi registrada.

Trabalhos de prevenção à violência no clássico

De acordo com as autoridades de segurança do Ceará, este foi o maior número de capturas realizadas durante a aplicação de planos operacionais relacionados a jogos de futebol no Estado. Os adultos foram autuados pelos crimes de lesão corporal, associação criminosa, desobediência e corrupção de menores.

De acordo com Harley Filho, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional, vinculada à Secretaria da Segurança Pública, a antecipação dos trabalhos evitou impactos de proporções ainda maiores dos que as registradas.

“Os grupos já eram monitorados, antes mesmo do jogo, por meio de inteligência. Esse trabalho permitiu identificar que os confrontos foram previamente combinados, envolvendo torcedores da mesma torcida e também de torcidas rivais. Conseguimos antecipar pontos de possível confronto entre torcedores, locais estrategicamente escolhidos por ficarem distantes da Arena Castelão, numa tentativa de evitar a presença policial. Só que as nossas Forças já estavam posicionadas nestes pontos e atuaram de forma firme e preventiva, realizando a captura e condução dos envolvidos para a delegacia”, destacou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir