
A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (11), mandados de prisão e busca e apreensão em uma operação contra crimes sexuais e a disseminação de vídeos de abuso contra mulheres, em contexto de misoginia. As ações ocorreram no Ceará, São Paulo, Pará, Santa Catarina e Bahia.
Ao todo, foram três mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão. Durante a operação, a PF apreendeu equipamentos eletrônicos, dispositivos de armazenamento de dados, celulares, computadores e outros materiais relacionados às atividades criminosas.
A operação, denominada Somnus, tinha como objetivo apurar crimes contra a dignidade sexual e começou a ser investigada no ano passado, a partir de uma troca de informações com a polícia internacional, por meio da Europol, envolvendo a cooperação de mais de 20 países.
Segundo a PF, as investigações indicaram a atuação de redes transnacionais dedicadas à troca e disseminação de vídeos de abusos sexuais contra mulheres em estado de sedação. Sete brasileiros foram identificados como suspeitos de participação nessas práticas. Em mensagens trocadas, eles discutiam o uso de sedativos, demonstrando conhecimento sobre marcas comerciais e efeitos dessas substâncias.
A Polícia Federal informou que as condutas investigadas podem se enquadrar nos crimes de estupro de vulnerável e divulgação de cena de estupro ou de estupro de vulnerável, sem prejuízo de outras tipificações penais.


