PUBLICIDADE

Operações da Enel Ceará contra furto de energia resultam em cinco prisões

Operações da Enel Distribuição Ceará contra o furto de energia resultaram na prisão de cinco pessoas em Fortaleza, Paracuru e Missão Velha. Durante o mesmo período, 90 fraudes foram identificadas em 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente em hotéis, pousadas, restaurantes e distribuidoras de bebidas.

Foto: Reprodução

Entre segunda-feira (9) e sexta-feira (13), onze equipes da Enel realizaram ações preventivas de combate ao furto de energia, com foco no período do Carnaval. O objetivo é reduzir perdas, garantir a segurança da população e assegurar a qualidade do fornecimento.

Fortaleza (bairro Pici, Travessa Nicodemos): um responsável por estabelecimento comercial foi preso em flagrante na quinta-feira (12).

Paracuru (bairro Lagos): uma mulher foi presa em flagrante na quarta-feira (11) em imóvel residencial.

Missão Velha (zona rural): três pessoas, dois homens e uma mulher, foram conduzidas à delegacia na quarta-feira (11) por irregularidades em imóveis.

Crime e risco à vida

O furto de energia, conhecido como “gato”, é crime com pena de um a oito anos de reclusão e compromete a qualidade do fornecimento. A prática também coloca em risco a vida de quem manipula a rede elétrica sem treinamento e equipamentos de segurança, podendo causar acidentes graves e curto-circuitos. A receptação de materiais furtados também é considerada crime.

Combate e fiscalização

A Enel Ceará realiza inspeções regulares, com base em análises técnicas e em operações conjuntas com a Secretaria da Segurança Pública. Também são verificadas sucatas e pontos de reciclagem em busca de materiais furtados.

Em 2025, mais de 180 pessoas foram presas por furto de energia no estado. As bases operacionais com maior número de autuações foram:

  • Sul: 66
  • Metropolitana: 42
  • Fortaleza: 22
  • Centro-Sul: 15
  • Norte: 11
  • Centro-Norte: 7
  • Atlântico: 7
  • Leste: 6

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir