PUBLICIDADE

IJF registra mais de 60 mil atendimentos em 2025; quedas e acidentes de moto lideram ocorrências

O Instituto Doutor José Frota (IJF) contabilizou 60.003 atendimentos de emergência ao longo de 2025. O número representa uma redução de 3,15% em relação a 2024, quando foram registradas 61.954 ocorrências.

De acordo com o hospital, as quedas continuam sendo a principal causa de entrada na emergência. No ano passado, foram 17.488 casos, atingindo principalmente pessoas idosas e mulheres com mais de 60 anos.

Na sequência aparecem os acidentes com motocicletas, responsáveis por 8.264 atendimentos. Nesse tipo de ocorrência, as principais vítimas são homens entre 20 e 29 anos.

Principais causas de atendimento

O levantamento aponta ainda:

  • Corpos estranhos: 5.106 registros, com maior incidência entre crianças;

  • Queimaduras: 2.924 casos, também mais frequentes em idosos e mulheres acima de 60 anos;

  • Acidentes com bicicletas: mais de 1.400 atendimentos;

  • Atropelamentos (pedestres): 1.293 ocorrências;

  • Acidentes com automóveis: 1.194 pacientes atendidos.

Prevenção e investimentos

Segundo o superintendente do IJF, João Gilberto Macêdo, a redução no número de atendimentos está relacionada a ações preventivas e campanhas de conscientização voltadas à segurança no trânsito, prevenção de acidentes domésticos e cuidados com crianças e idosos.

Ele destaca ainda que o hospital tem avançado em infraestrutura, ampliação e modernização de leitos e oferta de exames, com foco na qualificação do atendimento a pacientes de alta complexidade.

Estrutura especializada

Com funcionamento 24 horas por dia, o IJF é referência em traumas de grande porte e reúne mais de 20 especialidades médicas, como neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e pediátrica.

A unidade também abriga o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), especializado no atendimento a casos de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos, com suporte presencial e por telefone. Além disso, conta com o Centro de Tratamento de Queimados, referência em atendimentos de média e alta complexidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir