PUBLICIDADE

Ceará registra a menor taxa de desocupação da história

Economia: a taxa de desocupação no Ceará foi a menor registrada entre todos os Estados do Nordeste e a 13ª menor do Brasil - (Foto: Reprodução)
Economia: a taxa de desocupação no Ceará foi a menor registrada entre todos os Estados do Nordeste e a 13ª menor do Brasil – (Foto: Reprodução)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará alcançou o menor índice de sua história em relação à taxa de desocupação das pessoas economicamente ativas. Divulgada nesta sexta-feira (20/02), a pesquisa da Pnad Contínua mostrou que este número chegou a 5%, o que torna o Ceará como o Estado a possuir a menor taxa de desocupação do Nordeste.

Os números foram colhidos no último trimestre de 2025. Em termos gerais, o Estado ficou na 13º colocação. Confira a lista completa:

Santa Catarina: 2,2%

Espírito Santo: 2,4%

Mato Grosso do Sul: 2,4%

Mato Grosso: 2,4%

Rondônia: 2,6%

Paraná: 3,2%

Rio Grande do Sul: 3,7%

Minas Gerais: 3,8%

Goiás: 3,9%

Tocantins: 4%

São Paulo: 4,7%

Roraima: 4,7%

Ceará: 5%

Maranhão: 5,6%

Paraíba: 5,7%

Pará: 5,8%

Acre: 6,4%

Rio Grande do Norte: 6,7%

Distrito Federal: 6,8%

Rio de Janeiro: 6,9%

Amazonas: 7,3%

Sergipe: 7,5%

Piauí: 8%

Bahia: 8%

Alagoas: 8%

Amapá: 8,4%

Pernambuco: 8,8%.

Avaliação no Ceará

No Ceará, setores como indústria, construção civil, comércio, turismo e hotelaria, e bares e restaurantes são os principais na geração de emprego e renda na economia local. Pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) repercutiu os números e celebrou o resultado na economia cearense. 

Na avaliação do gestor, boa parte dessa redução se deve à políticas públicas de incentivo para a instalação de empresas no Estado, como também investimentos em capacitação da população. “É a atração de empresas, apoio ao empreendedor, qualificação profissional e investimento forte em educação. Mais gente trabalhando, renda circulando e o Ceará avançando”, afirmou.

Santa Catarina continua sendo o Estado brasileiro com o menor número de desempregados entre a sua população economicamente ativa: 2,2%. O Ceará está incluído no grupo seleto de Estados que registraram essa redução no atual levantamento, que conta ainda com São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal e Paraíba.

Taxa de desocupação – detalhamento

Mas o que é uma população economicamente ativa? Essa nomenclatura se refere a um grupo de pessoas em idade de trabalhar. Geralmente são pessoas de 14 anos, que podem trabalhar como menor aprendiz, ou pessoas com 16 anos ou mais.

Para se enquadrar como uma população economicamente ativa, pessoas nesta faixa etária devem estar sob duas condições:

  •  Trabalhando (empregadas ou por conta própria);
  • Sem emprego, mas a procura de inserção no mercado de trabalho.

No quarto trimestre de 2025, o país tinha 1,1 milhão de pessoas que buscavam um emprego há dois anos ou mais. Essa quantidade recuou 19,6% em relação ao mesmo trimestre de 2024, quando 1,3 milhão de pessoas estavam nessa condição.

A taxa de desocupação atingiu 4,2% entre os homens e 6,2% para as mulheres no 4° trimestre de 2025. Em relação ao nível de escolaridade, esse índice atingiu 8,7% da população brasileira economicamente ativa sem o ensino médio completo. Para as pessoas com nível superior completo, 2,7% desta população estava inserida neste grupo fora do mercado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir