PUBLICIDADE

Ceará amplia abastecimento de água em municípios rurais

Foto: Fábio Lima

O Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira, 22, um Termo de Compromisso para ampliar o fornecimento de água em comunidades rurais de 27 municípios. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Ao todo, 29 localidades devem ser contempladas, beneficiando 8.904 famílias.

A iniciativa será desenvolvida por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e as prefeituras municipais. O investimento previsto é de R$ 4,79 milhões.

Os municípios contemplados são Acaraú, Aiuaba, Alcântaras, Alto Santo, Aracoiaba, Banabuiú, Campos Sales (2), Crateús (2), Cascavel, Ereré, Itarema, Jaguaruana, Marco (2), Mauriti, Meruoca, Ocara, Paramoti, Pentecoste, Quixadá, Redenção, Reriutaba, Santana de Acaraú, Sobral, Tejuçuoca (2), Tururu, Ubajara e Várzea Alegre.

O governador Elmano de Freitas destacou o impacto social da medida.

“Este é um momento que eu considero muito importante para dezenas de comunidades que, a partir de hoje, viverão uma nova realidade em suas vidas, com um pouco mais de comodidade e qualidade de vida”. Segundo ele, os recursos já estão disponíveis e as obras devem iniciar nos próximos dias.

Segundo o diretor-presidente do Sisar, Marcondes Ribeiro, a ampliação busca atender principalmente populações que vivem em áreas mais distantes do estado. “As pessoas poderão tomar banho em casa e terão tempo para estudar ou realizar outras atividades, sem a necessidade de caminhar 1 km ou 2 km para buscar água em um rio ou açude. Isso traz dignidade para a população carente”, disse.

A execução ocorrerá em etapas e depende da atuação conjunta entre Cagece, prefeituras e Sisar. O Estado fará a doação da tubulação, os municípios serão responsáveis por parte da estrutura necessária à instalação e o Sisar acompanhará a implantação e a operação dos sistemas.

Segundo Marcondes, uma obra com cerca de mil metros de tubulação pode ser concluída em aproximadamente um mês, enquanto sistemas maiores exigem mais tempo. Apesar disso, a expectativa é que todas as instalações previstas neste termo sejam entregues ainda em 2026.

“Não existe um prazo definido. Levamos a tubulação, fazemos a escavação, o assentamento dos tubos, instalar os hidrômetros, reunir a comunidade e colocar o sistema para operar. O que importa é que concluiremos toda essa entrega ainda este ano. Não há motivos para não entregar, a menos que algo dê muito errado. Mas a previsão é que até o fim do ano tudo esteja totalmente instalado”, destacou.

Impactos para quem vive nas comunidades rurais

Ao todo, 33.123 moradores das comunidades rurais devem ser beneficiados. Raimundo Nonato Felix de Oliveira, 51, é presidente do Centro Comunitário Monsenhor José Furtado Cavalcante, no distrito de São Francisco, em Meruoca. A região será contemplada com mais de oito quilômetros de tubulação. Raimundo relata as dificuldades enfrentadas por moradores antes da ampliação dos sistemas de abastecimento.

“Eu vivi isso no dia a dia. A gente acordava às 4 horas da manhã para pegar água em um poço, porque quando dava 6 horas da manhã, o poço já não tinha mais água. Era em chafariz ou então em cacimba”, disse.

De acordo com Raimundo, a comunidade já possui parte dos moradores atendidos por sistemas de abastecimento, mas ainda havia famílias sem acesso à água encanada.

“Às vezes, a mãe atrasa o filho para ir à escola porque o horário da aula é às 7 horas e ela precisa buscar água muito longe, caminhando vários quilômetros”. Com a nova ampliação, cerca de 420 famílias serão beneficiadas.

“Todos trabalham com agricultura familiar e também com artesanato, como a produção de chapéu de palha, enfim, são diversas atividades. Sem água a gente não consegue viver, dependemos muito dela. Para mim, esse é um dos maiores projetos que o governo pode fazer: levar água para as pessoas mais carentes que necessitam desse líquido precioso”, afirmou.

O diretor-presidente da Cagece, Neuri Freitas, destacou que atualmente mais de 50% da população rural cearense já é atendida pelo sistema de abastecimento e que a universalização é uma meta possível.

“Este ano, já somamos mais de 44 municípios [com zonas rurais] atendidos. O termo que estamos assinando hoje representa um investimento da ordem de R$ 4,79 milhões, mas já havíamos assinado um anterior no início do ano. Juntos, os valores ultrapassam R$ 7,7 milhões. Até o fim do ano, provavelmente receberemos novas demandas dos municípios para o saneamento rural, principalmente neste segundo semestre. Como as chuvas cessam, aumenta a necessidade de atendimento às comunidades rurais”, destacou.

Situação hídrica do Ceará

Durante o evento, o governador Elmano também afirmou que o Ceará vive um cenário de segurança hídrica para os próximos anos.

“A situação hídrica do estado para este ano e para o próximo é considerada boa. Estamos com mais de 30% da capacidade total dos nossos reservatórios. O Castanhão está com algo em torno de 33%, o Banabuiú apresenta um bom nível e o Orós voltou a sangrar”, declarou.

O governador aproveitou a ocasião para destacar que, no próximo dia 30 de junho, ocorrerá a audiência de licitação para uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada à ampliação da cobertura de esgotamento sanitário. Segundo ele, o objetivo é alcançar 100% de cobertura em 127 municípios atendidos pela Cagece.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

Compartilhar: