A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus deve proporcionar um cenário de cortes na Universidade Federal do Ceará (UFC). Em entrevista ao G1, o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, afirmou que as perspectivas para 2021 não são animadoras, visto que novos cortes de verbas já foram iniciados pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o reitor, a UFC já se prepara para viver o cenário inevitavelmente negativo. Cândido ressalta que uma das saídas será otimizar os recursos para que o nível da Universidade não caia. “Vai faltar dinheiro. Já estamos preparados na UFC para enfrentar uma grande crise; temos de saber administrar os recursos para a qualidade da Universidade não cair e para que os alunos vulneráveis continuem sendo amparados”.
Retomada
Apesar de representações estudantis e docentes denunciarem que nem todos têm equipamentos adequados ou acesso à internet de qualidade para assistir aulas, a administração da UFC informou que vai continuar com as atividades virtuais mesmo quando o Governo do Ceará liberar o retorno às aulas presenciais.
(Com G1).


