Por quanto tempo uma pessoa infectada com o vírus da Covid-19 pode transmitir a doença para outras pessoas? Em quanto tempo o coronavírus deixa de ser transmissível? O tempo de isolamento social e o período de quarentena dependem da gravidade de cada caso? Estas são algumas das questões mais comuns levantadas pela população nos canais de comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), voltados para tirar as principais dúvidas em torno do novo coronavírus.
O tempo de isolamento e de transmissibilidade do vírus é variável e depende da gravidade dos sintomas. De acordo com o médico infectologista Keny Colares, da Escola Pública de Saúde Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a maior parte das pessoas que tiveram Covid-19 pode transmitir o vírus, geralmente, dois dias antes de começar a perceber os sintomas. Após isso, conforme o especialista, a pessoa também pode transmitir até dez dias depois do início dos início dos sintomas.

“Orienta-se que, após dez dias, a partir do primeiro dia de sintoma, se a pessoa estiver se sentindo bem, se estiver sem febre por pelo menos 24 horas e já tiver melhorado bastante dos outros sintomas, mesmo que não seja completo, ela pode sair do isolamento. Mas, como todos, seguindo as medidas de proteção”, indica.
O protocolo de isolamento também pode ser diferenciado para aqueles que foram diagnosticados com quadro mais grave da Covid-19 é maior. “Para aqueles indivíduos que tiveram casos mais graves, com internação, a orientação é de isolamento por 20 dias, a contar do primeiro dia de sintoma. É importante também estar sem febre e ter melhora total ou, pelo menos, significativa dos outros sintomas”, sublinha Keny.
Há, ainda, casos “raríssimos” em que se recomenda isolamento por 60 dias. “São situações de pessoas imunossuprimidas, que podem permanecer com o vírus por tempo prolongado”, explica.
(Com ceara.gov.br)