PUBLICIDADE

Projeto prevê Língua Brasileira de Sinais como critério de desempate em concursos públicos no Ceará

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, prevê a utilização da língua Brasileira de Sinais (Libras) como critério de desempate para classificação em concursos públicos e outros processos seletivos no estado. O objetivo é estimular a capacitação dos profissionais do serviço público para o atendimento a pessoas com deficiência.

(Foto: Reprodução / Internet)

De acordo com o autor do projeto, deputado Fernando Santana (PT), a medida é também uma forma de estimular que os interessados busquem adquirir outros conhecimentos, além de promover acessibilidade para que pessoas com deficiência auditiva possam se comunicar e receber as devidas informações.

“Nas repartições públicas, a falta de servidores com capacitação para entender e se fazerem entender acaba prejudicando o atendimento desse tipo de público, o que dificulta o exercício de sua cidadania”, justifica.

Após aprovação do projeto

Se aprovado, os editais de concursos públicos e processos seletivos para preenchimento de cargos, no âmbito do Estado do Ceará, contemplarão o conhecimento de Libras como critério de desempate, sem prejuízo de outros, salvo em prova de títulos.

A capacitação dos profissionais será comprovada pela apresentação de certificado de proficiência, em conformidade com a legislação federal, até o último dia da inscrição do certame.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir