O novo decreto de reabertura econômica no Ceará, divulgado na noite de ontem, estabelece recomendações de avanços na Região Metropolitana de Fortaleza e na região que abrange Sobral e outros municípios. De acordo com o governador Camilo Santana, a decisão do comitê de enfrentamento à Covid-19 em permitir uma maior flexibilização compreende melhora significativa em índices da pandemia nestas duas regiões.
Atenção para os prolongamentos nos horários:
- Comércio de rua: vai das 10 às 19 horas;
- Comércio em shoppings: vai das 12 às 21 horas;
- Restaurantes e alimentação fora do lar: vai das 10 às 21 horas;
- Academias de ginástica: vai das 6 às 21 horas.
As recomendações valem para todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo. Apesar do avanço, o estado permanece com toque de recolher das 10 horas da noite às 5 horas da manhã. É válido lembrar que todos estes estabelecimentos poderão funcionar comportando apenas 50% de sua capacidade que possui para receber os seus clientes. Vamos ouvir o governador Camilo Santana, que reforçou a necessidade da população continuar mantendo os cuidados que evitem o contágio com o vírus da Covid-19.
Academias
- Segunda a sexta: de 6h às 21h
- Aos fins de semana: até 15 horas, podendo ser até 17 horas se a academia for localizada em shopping.
Além disso, os estabelecimentos devem respeitar a capacidade máxima de 25% de atendimento simultâneo aos clientes.
Clubes e areninhas
Ficam autorizadas as atividades de esportes individuais em clubes, como também escolinhas de futebol e areninhas a partir da próxima segunda-feira (17).
Cursos
Voltam a ser autorizadas também de forma presencial as aulas práticas de ensino superior e atividades extracurriculares das escolas, além dos cursos de idiomas, música e informática.
Barracas de praia
- Segunda a domingo: de 10h às 21h
As barracas de praia só podem funcionar na modalidade de restaurante, ou seja, piscinas e parques aquáticos não devem ser utilizados por enquanto.
Igrejas
- Segunda a sexta: é permitido realizar celebrações presenciais desde que respeitados o limite de 25% da capacidade e os protocolos sanitários e o horário do “toque de recolher”
- Aos fins de semana: instituições religiosas vão poder promover celebrações presenciais até 17h, com as devidas medidas sanitárias, com limite de capacidade de 25%.
Comércio de rua e shoppings
- Segunda a sexta:
Comércio de rua e restaurantes: 10h às 19h
Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 21h
- Aos fins de semana:
Comercio de rua e restaurantes: 10h às 15h
Comércio de shopping e praças de alimentação: 12h às 17h
Café da manhã
As padarias estarão permitidas a prestarem atendimento presencial para café da manhã, dando autorização de funcionamento a partir das 6h, durante todos os dias da semana.