PUBLICIDADE

Profissionais de saúde e Sindicato dos Médicos se reúnem no Palácio da Abolição para reivindicar melhorias salariais

Foto: Robson Nogueira/ANC

Nesta terça-feira (26), o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou um ato pela efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), em Fortaleza. Uma comissão dos sindicatos da área da saúde foi recebida no Palácio da Abolição em busca de uma posição do Governo do Estado.

A Classe enfrenta defasagem salarial desde 2008 e o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, reforça a necessidade da aprovação de uma PCCS atualizada. “Já são mais de 13 anos de espera, de desvalorização salarial que já é superior a 100% quando comparada à inflação do mesmo período”, pontua.

Após uma rodada de negociações desde maio, há 15 dias foi entregue uma proposta do PCCS ao secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, que alegou ter outros quatro planos de carreiras para análise e deu previsão de retorno até abril do próximo ano.

“Nós precisamos de uma resposta urgente. Essa categoria precisa de reparação devido toda a dedicação que teve”, declara a Dra. Thais Timbó, coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato.

Ao todo, cinco sindicatos estão com suas lideranças no movimento apresentando o plano que foi construído numa mesa setorial na secretaria de Saúde junto com a bancada do Governo. Em outra ocasião, os representantes do Sindicato já haviam sido recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), que recebeu a proposta e está disposto a aprovar o projeto.

Foto: Reprodução/Sindicato dos Médicos

Na chegada, os manifestantes se depararam com barricadas nas entradas para impedir a chegada dos servidores no Palácio da Abolição, mas após constatação de movimento pacífico e legítimo a entrada foi liberada. Os profissionais de saúde destacam que se aproxima o dia 28 de outubro, onde se celebra o Dia do Servidor Público, e eles esperam que o governador atenda ao pedido da Classe que se desgastou muito na pandemia. Segundo a organização do evento, 55 pessoas estavam presentes na manifestação.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir