PUBLICIDADE

Matrizes tradicionais do forró são declaradas Patrimônio Imaterial Brasileiro

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (9) ocorreu a 99ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na ocasião, o forró foi declarado oficialmente Patrimônio Imaterial Brasileiro, além de ser considerado supergênero. A decisão foi unânime entre o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

A demonstração artística envolve várias modalidades de música e dança. O forró também abrange a presença de um repertório de gêneros musicais como o baião, o xote, o arrasta-pé, o xaxado, o coco e a toada.

O pedido de registro foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba. Nos últimos dez anos, uma descrição detalhada das matrizes tradicionais foi feita, em parceria com comunidades detentoras, através de registro documental e audiovisual.

O Conselho responsável pela avaliação e decisão final é formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil. As comunidades que detêm os bens culturais contribuem com documentos que são analisados em consulta pública.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir