PUBLICIDADE

Odirlei Souto representa os Sertões de Cratéus e Inhamuns em reunião da Secult que teve o São João como pauta

Odirlei Souto – Secretário de Cultura de Nova Russas

 

A manhã de quinta-feira, 15 de fevereiro de 2022, foi de muita esperança para o secretário de Cultura de Nova Russas, Odirlei Souto, representantes de grupos regionais e instituições ligadas à tradicional festa de São João, a exemplo da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fecajuce).

Eles foram recebidos pelo secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, na Sede da pasta, instalada no histórico prédio do Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense. A reunião contou também, com as participações de técnicos, além de assessores de imprensa e do setor jurídico da Secretaria de Cultura do Ceará.

Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, em reunião com diretoria da Fecajuce e representantes do São João

 

Para o presidente da Quadrilha do Zé Testinha, Reginaldo Rogério, a reunião foi proveitosa. ”A gente recebeu aí muita esperança que vai acontecer o São João”, disse Reginaldo ao avaliar a reunião em entrevista concedida ao Portal ANC. Ele é autor do mote “São João com o Pé no Chão” para o período junino de 2022.

Já Odirlei Souto enalteceu o convite recebido para integrar a comitiva que discutiu a retomada do São João no Ceará. “É uma honra representar Nova Russas e toda a Região dos Sertões de Crateús. A cultura renasce novamente em nossos corações, porque a angústia estava tomando conta das quadrilhas juninas de todo o Estado”, revelou o secretário.

O representante da cultura novarussense também acrescentou: “O secretário Fabiano Piúba nos deixou mais satisfeitos e seguros a iniciar os trabalhos do movimento junino do Estado, respeitando claro, os decretos e os cuidados contra a Covid 19, mas, assegurando que a gente vai reviver essa que é importante manifestação cultural do nosso Estado. Quis dizer, a maior que nós temos”, afirmou Odirlei Souto.

A festa junina trazida para o Brasil pelos portugueses durante a colonização mexe com a economia criativa do Ceará. “Afinal, a gente consegue envolver vários profissionais em um elo só do fazer cultura, do dançar, do teatro, do costurar, do maquiar, da iluminação e até o que dizem os cantores”, lembrou  ainda em entrevista ao Portal ANC, o secretário de Cultura de Nova Russas.

Flávio Gomes, Fabiano Piúba e Odirlei Souto

 

Muitos cearenses não vêem a hora de desfrutar do evento feito com bandeirolas, balões, fogueira e fogos de artifício. “Coloquem as suas quadrilhas nas ruas… Comecem a ensaiar”! Foi o que alertou o vice-presidente da Fecajuce, vereador Márcio Martins em um vídeo gravado na saída do prédio da Secult/CE.

Márcio ainda assegurou: “Nós queremos abrir esse diálogo firme, franco, verdadeiro e sensível com o Governo do Estado e dizer que nós estamos prontos pra seguir os protocolos de saúde e realizar com toda certeza, com as bênçãos do santo junino, o São João 2022”.

Flávio Gomes – Diretor da Secretaria de Cultura de Nova Russas

 

Na opinião do secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, a reunião foi muito construtiva. “Saímos com alguns encaminhamentos como a realização de uma reunião do comitê junino com várias representações, instituições que representam o junino no Ceará, pra gente sair com uma proposta coesa de como fazer o Ceará Junino de 2022”, disse o gestor cultural.

Piúba revelou ainda, que a perspectiva é de uma programação com segurança: “pra que a gente possa realizar as quadrilhas, os festivais regionais, o nosso próprio campeonato também, mas, obviamente, de acordo com os protocolos vigentes à época, pra que a gente possa apresentar isso ao Governador Camilo Santana pra sua análise e apreciação para a segunda quinzena de março”, finalizou o secretário de cultura do Ceará.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir