Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou que, por hora, cerca de 30 infrações de trânsito por conta do uso do celular são registradas no país.
O uso do aparelho de telefone é responsável por, em média, até 57% dos acidentes entre os motoristas que têm entre 20 e 39 anos.

Neste primeiro semestre de 2022, a A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou 5.955 infrações pelo uso do celular no trânsito no primeiro semestre deste ano em Fortaleza.
Além de tirar a atenção do condutor e causar risco de acidente, o uso do aparelho celular no trânsito pode ocasionar multa gravíssima, podendo chegar a R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Transito Brasileiro.
Disraelli Brasil, assessor técnico da AMC, alerta sobre os riscos causados pelo uso do celular no trânsito e orienta os condutores
“No momento que a pessoa está conduzindo o veículo de cabeça baixa, as cegas, pode ocorrer uma colisão traseira, um atropelamento ou mesmo a pessoa passar no sinal vermelho”, disse Disraelli Brasil.