Após dois anos, o 7 de setembro volta a ser comemorado com o desfile cívico nas ruas de Fortaleza. Neste ano, que se celebra os 200 anos da Independência do Brasil, cerca de 8.500 pessoas compuseram a equipe participante do tradicional evento, que iniciou o trajeto na Avenida Beira Mar e seguiu até o Mercado dos Peixes.

Na ocasião, estiveram presentes membros das Forças Armadas e dos órgãos de Segurança Pública, que se apresentaram com viaturas, motocicletas e cavalaria. A abertura do desfile foi feita por estudantes de escolas públicas e particulares, escoteiros, entidades religiosas e membros de associações.
A data também foi marcada por um ato político promovido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os eleitores se concentraram na Arena Castelão e seguiram rumo à Praça Portugal com carros e motocicletas para demonstrar seu apoio à reeleição do gestor e também para comemorar o bicentenário da Pátria.

Esse ano é o primeiro em que os desfiles cívicos ocorrem desde o início da pandemia de Covid-19 e milhares de pessoas se reuniram em atos semelhantes não só na capital cearense, mas em todo o Brasil. Vários estados e municípios registraram a presença de famílias nos pontos de concentração para apreciar o evento em homenagem à Independência do Brasil.