“O networking proporcionado pelo ECON Nordeste favorece o setor de materiais de construção, que proporciona parcerias, a implementação de plantas fabris no Ceará e novas unidades comerciais, além da geração de emprego e renda a curto, médio e longo prazo” foi o que disse o presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE), Carlito Lira, organizador do evento em entrevista concedida à imprensa, na solenidade de abertura do ECON Nordeste, realizada na noite da quinta-feira (23.08), no Vila Galé Cumbuco, no município de Caucaia.
Carlito Lira – Fotos Divulgação
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), André Montenegro, também deu o seu parecer sobre o evento: “A construção civil é a única indústria que está presente em todos os municípios do Brasil. Isso demonstra como somos fortíssimos e importantes para a economia”, disse André explicando: “Por que quando se quer investir no país, gerar emprego e renda, quem traz os melhores resultados é a construção e a construção social. São inúmeros investimentos realizados pela iniciativa privada e também em parcerias com o governo federal, nos programas sociais para a construção de imóveis populares”, lembrou.
André Montenegro
A força e a importância deste segmento para o fortalecimento e o crescimento da economia nacional também foram pontuadas por representantes de entidades ligadas ao setor da construção. A 5ª edição do evento segue até este sábado (24.08), com a participação de aproximadamente 1.200 participantes que vieram ao Estado do Ceará, de todas as regiões do Brasil, para dividirem momentos de networking, palestras, rodadas de negócios e entretenimento.
O ECON Nordeste 2024 conta ainda com fabricantes, fornecedores e revendedores do segmento de materiais de construção, além de empresários da construção civil, que buscam reforçar o papel do setor na geração de emprego e renda e, também, em mobilizações que podem resultar em benefício para o segmento.
O Nordeste em Foco
“A Região Nordeste tem alcançado destaque no setor de materiais de construção, em termos nacionais”, segundo o Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cássio Tucunduva, que acrescentando ainda, que o Nordeste tem uma representatividade muito grande. “No Brasil são 34 Associações de Comerciantes de Material de Construção, e só no Nordeste temos cinco, então realmente há uma representatividade muito grande e importante. E no Conselho Diretor da Anamaco existem 15 diretores, sendo três do Nordeste”, frisou.
Além do apoio oficial da ACOMAC-CE, o ECON NORDESTE tem apoio da FIEC, Sinduscon-CE, Fecomércio-CE, CDL Fortaleza, CREA-CE, CAU-CE, Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará.