Nesta segunda-feira (28), os amantes do esporte acompanharam mais uma edição da premiação mais tradicional do mundo futebolístico, a Bola de Ouro. Esperando que o brasileiro Vinícius Junior fosse o vencedor, o que na realidade aconteceu foi que o espanhol Rodri foi declarado como ganhador, se tornando o novo Melhor do Mundo.
A premiação é organizada pela revista francesa France Football, que escolhe o melhor jogador do mundo durante cada temporada europeia, que nesse caso corresponde de agosto de 2023 a junho de 2024. Nesse contexto, Vinícius Junior não poderia perder para nenhum outro futebolista em todo o mundo, e merecia sim ter ganho a premiação.
Durante a temporada 23/24, é tranquilo dizer que Vinícius Junior foi o principal jogador do Real Madrid, onde em 39 jogos marcou 24 gols e concedeu 11 assistências. O brasileiro ainda colaborou para o seu time ser campeão do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões. Além disso, em partidas decisivas dessas competições, foi Vinícius que assumiu o posto de protagonista, fazendo com que fosse crucial para o time madridista conquistar os dois títulos.
Vinícius Júnior por Real Madrid e Brasil na temporada 23/24:
⚔️45 jogos
⚽️24 gols
🅰️11 assistências
⏰98 mins p/ participar de gol (!)
👟131 finalizações (62 no gol)
🔑63 passes decisivos (!)
🛠18 grandes chances criadas (!)
💨121 dribles certos (!)
💯Nota Sofascore 7.38🇧🇷🔥 pic.twitter.com/inarbNqypg
— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 9, 2024
De cabeça é fácil lembrar desses momentos que Vinícius foi decisivo para o Real Madrid, como foi o caso das duas partidas das quartas de finais da Liga dos Campeões contra o Manchester City, da Inglaterra. Apesar de não ter marcado gols, o brasileiro concedeu duas assistências no jogo de ida e mais uma no jogo de volta, sendo importantíssimo para classificar o clube para as semifinais contra o Bayern de Munique, da Alemanha.
Já nesta outra fase, Vinícius mais uma vez foi decisivo, visto que marcou dois gols na partida de ida, fora o fato de ter sido o jogador mais incisivo e com participação em todos os tentos do Real Madrid na partida de volta. Enquanto na final contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, o brasileiro marcou um dos gols que concedeu o título à equipe espanhola.
Com desempenho de alto nível e sendo decisivo dessa maneira, o atacante foi escolhido como o melhor jogador da Liga dos Campeões 23/24 e foi um dos vice-artilheiros da competição, se consolidando como o principal nome a vencer o título de Melhor do Mundo.
Enquanto isso, Rodri, em toda temporada 23/24 com o Manchester City, foi campeão apenas do Campeonato Inglês, e teve 50 jogos disputados, 9 gols marcados e 14 assistências concedidas. Apesar dessas ótimas estatísticas, não dá para dizer que o espanhol nem mesmo foi um dos três principais jogadores do time na temporada, uma vez que Phil Foden foi escolhido como melhor jogador do Campeonato Inglês, Erling Haaland foi o artilheiro da competição e Kevin De Bruyne foi aquele com mais assistências do clube.
🔎 Rodri segue sem perder NENHUM jogo por clube e seleção na temporada 23/24. 🇪🇸👏
⚔️ 43 jogos
⚽️ 9 gols
🅰️ 10 assistências
🔑 75 passes decisivos (!)
✅ 93% acerto passe (!)
↗️ 84% acerto no passe longo (!)
💨 80% acerto no drible (!)
🆚 87 desarmes (!)
💯 Nota Sofascore 7.97 pic.twitter.com/G7NqbrlN5g— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) March 27, 2024
É muito possível que a Eurocopa tenha sido um fator determinante para Rodri ser escolhido como vencedor da Bola de Ouro, já que a Espanha foi campeã e ele foi eleito o melhor jogador da competição. Enquanto isso, Vinícius Júnior teve um desempenho decepcionante junto com toda a Seleção Brasileira na Copa América, eliminada nas quartas de finais pelo Uruguai.
Entretanto, a escolha de Rodri como melhor jogador da Eurocopa até hoje é no mínimo questionável. Ele não foi nem mesmo o principal nome do meio-campo da Espanha, onde Fabian Ruiz e Dani Olmo foram mais impactantes para o título. Além disso, também houve o protagonismo dos jovens Nico Williams e Lamine Yamal durante a competição, fazendo com que o meio-campista ficasse muito mais apagado.
Portanto, observando todo esse panorama, e sabendo que os três principais critérios para Bola de Ouro são “desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante”; “Desempenhos e conquistas da equipe”; e “Classe e jogo limpo”, é tranquilo dizer que, na temporada 23/24, Vinícius Junior foi sim o melhor jogador do mundo, e não Rodri.
Escolher o espanhol escancara como a premiação vem perdendo a credibilidade no decorrer dos últimos anos. Esta não é a primeira vez que a Bola de Ouro comete erros atrozes no momento de escolher o Melhor do Mundo, sendo os casos mais recentes a vitória do croata Luka Modrić, em 2018, e do argentino Lionel Messi, em 2023.
A votação da premiação é feita através de um júri, formado por jornalistas especializados dos 100 países que ocupam as primeiras posições no ranking da Fifa no momento da eleição. Cada um deles seleciona três jogadores, em ordem, diante de uma lista com 30 nomes finalistas.
No entanto, a votação desta edição se mostra muito questionável, uma vez que a UEFA, a federação europeia de futebol, está participando da organização. Ou seja, se imagina que os votantes tendem a votar em um jogador europeu.