PUBLICIDADE

“A maior ameaça ambiental do Ceará”, afirma Gabriel Biologia sobre a Usina de Itataia

Nesta quarta-feira (28/09) o “Destaque ANC” recebeu o candidato a deputado federal Gabriel Biologia (Psol). Na entrevista foram abordados assuntos como a defesa da natureza e o fortalecimento da bancada ambientalista na Câmara Federal. Atuante na conservação do meio ambiente há mais de 12 anos, Gabriel também comentou sobre os impactos negativos trazidos pela Usina de Itataia, em Santa Quitéria.

“A maior ameaça ambiental do Ceará”, afirma Gabriel Biologia sobre a Usina de Itataia
Foto: ANC

“Estamos falando da maior ameaça ambiental que existe aqui no Estado do Ceará. O urânio radioativo causa câncer e várias outras doenças, contamina os recursos hídricos e impede a agricultura familiar. Os resultados que tivemos em Caetité, na Bahia, já foram muito graves aumentando em 30% os casos de câncer e aqui no Ceará vai ser seis vezes maior”, declarou.

O candidato ressalta que o projeto é inviável quando o abastecimento de água é levado em conta, o que impactará diretamente no semiárido cearense nesse quesito. Outro ponto levantado por Gabriel é o potencial de contaminação do urânio e do fosfato, que pode atingir todo o território do Ceará.

“Todo o escoamento dessa mineração, que é o urânio concentrado, não ficaria em Santa Quitéria. Ele viria para a Caucaia e para o Pecém para ser armazenado lá por meses para depois ser exportado e o fosfato viria para o Porto do Mucuripe. A garantia que esse fosfato não viria contaminado é quase zero e o potencial de contaminação disso aí é o Estado inteiro”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir