A partir de 2025, todos os carros da Stock Car usarão o aço XCarb da ArcelorMittal, fator que melhora a segurança dos pilotos e diminui o impacto ambiental. Inclusive, o aço inteligente da ArcelorMittal proporciona um menor consumo de combustível, uma redução de 250 quilos e uma economia de até seis segundos em uma volta dos carros, além de empregar também o carbono neutro. Tais medidas estão alinhadas com o compromisso de redução na emissão de CO2 e indicam a possibilidade de garantir performance e responsabilidade.
Neste mês de outubro, o carro de volta rápida de Gabriel Casagrande, piloto patrocinaro pela ArcelorMittal e atual bicampeão da Stock Car Pro Series, esteve em exposição no Siará Tech Summit, evento realizado na unidade Pecém. Na ocasião, o atleta foi recebido por uma turma de 32 estudantes de robótica do SESI Ceará.
Em entrevista, Fabíola Murta, responsável pela Gerência de Transformação Digital da ArcelorMittal Aços Planos, comentou mais sobre o assunto. Confira:
“Como responsável pelo programa Inove-se, que o objetivo principal é alavancar a aceleração da transformação digital do segmento, o nosso objetivo aqui no evento é exatamente aumentar as conexões com as startups, com diversos atores do ecossistema digital do Ceará. O carro tá sendo uma novidade muito grande e tá sendo questionado ‘Por que um carro em uma feira de inovação?’ Mas além de patrocinar a Stock Car, a ArcelorMittal é uma grande colaboradora no desenvolvimento dos carros da Stock Car. Desde a sua parceria, em 2022, várias ações e melhorias já foram implementadas e, a partir de 2025, todos os carros da Stock Car vão ter o que eles chamam de gaiola de segurança para trazer uma maior segurança para os pilotos. E não só a segurança, que é um valor muito importante pra ArcelorMittal, mas também sustentabilidade e inovação.”