A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

ABN lança ações para conscientização sobre Doença de Parkinson

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) está intensificando seus esforços para ampliar o conhecimento sobre a Doença de Parkinson. Nesse sentido, durante todo o mês de abril o Departamento Científico de Transtornos do Movimento (DCTM) da ABN divulgará vídeos educativos diários com orientações e esclarecimentos de neurologistas de todo o país.

Essa iniciativa busca responder às principais dúvidas da população, abordando temas como definição da doença, suas causas, características, métodos de diagnóstico, formas de prevenção, aspectos genéticos, tratamentos disponíveis, profissionais envolvidos, entre outros. A importância dessa ação reside na necessidade de disseminar informações precisas sobre a doença.

ABN lança ações para conscientização sobre Doença de Parkinson
Foto: Reprodução

A Doença de Parkinson é uma enfermidade neurológica crônica e progressiva, caracterizada principalmente por sintomas motores, como tremores, rigidez muscular e dificuldade de movimento. No entanto, uma variedade de sintomas não motores também pode ocorrer, tornando o diagnóstico e o manejo da condição desafiadores.

A principal causa da Doença de Parkinson é a morte das células cerebrais, especialmente na área conhecida como substância negra, que é responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor crucial para o controle dos movimentos. Os sintomas incluem lentidão dos movimentos, tremores nas mãos, rigidez muscular, distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura, distúrbios do sono e urinários, entre outros.

Embora não haja cura para a Doença de Parkinson, ela é tratável com medicamentos que ajudam a repor parcialmente a dopamina. As recomendações incluem procurar um médico ao perceber sintomas como tremores nas mãos, manter atividades intelectuais, não atribuir sinais da doença ao envelhecimento e praticar atividade física regularmente.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir