O PDT de Ciro e Cid Gomes indicou o nome do ex-prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio para concorrer as disputas para o Governo do Ceará. RC foi prefeito de Fortaleza entre 2013 e 2020, em dois mandatos.
O nome de Roberto Cláudio foi escolhido depois de muita pressão e acordos, além de ter promovido uma divisão dentro do PDT, do próprio PT e de outros membros dos partidos da base aliada. RC venceu a disputa interna, em votação, por 55 votos contra 29. O nome deverá ser oficializado na convenção do partido, prevista para o domingo (24/7).
Com a escolha do nome de RC, a parceria acaba. Através de nota, o PT informou que aliança foi encerrada. De acordo com o PT, a decisão foi tomada de forma “tácita e unilateral” pelo PDT.
A decisão foi tomada pelo Partido dos Trabalhadores, na tarde de terça-feira (19/7), em encontro entre os líderes do partido, na Capital cearense. Assim, o PT deve fazer a homologação do nome escolhido para a disputa ao Governo do Ceará, no sábado (23/7).
O encontro teve a presença de Camilo Santana, que deixou claro que daria apoio a um candidato que siga com o mesmo projeto em andamento. Também na tarde desta terça-feira (19/7), as lideranças do PT, MDB, PSDB, PCdoB, PV e Progressistas se reuniram o pré-candidato ao Senado, Camilo Santana, para discutir a sucessão ao Governo do Ceará. Os partidos decidiram apoiar o PT após o rompimento com o PDT.
Com o fim da aliança entre PDT e PT, quem pode levar vantagem é o candidato de oposição Capitão Wagner, do União Brasil, que conta com apoio do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.