A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Academia Cearense de Teatro abre as Portas da Imaginação com a 1ª Feira do Livro

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”. O pensamento do romancista e ensaísta francês André Maurois é um estímulo para os adidos culturais visitarem a 1ª Feira de Livros de Teatro de Autores Cearenses que acontece nesta terça-feira (07) até 15h30, na Academia Cearense de Letras (ACL) e, em 14 de maio, das 14h às 19h, no Teatro Abre Alas, em Fortaleza (CE).

Considerada a primeira atividade da Academia Cearense de Teatro (ACT), a Feira conta ainda, desde às 14 horas deste dia 7, na Sede da ACL, com a palestra “A Poética de Eduardo Campos” que é ministrada pelo vice-presidente da ACT, dramaturgo, diretor e autor teatral, Caio Quinderé.

Homem do teatro e da televisão, Campos fez um trabalho primoroso que contribuiu para o avanço da cultura no Estado do Ceará. O saudoso dramaturgo  era sensível aos problemas sociais da Terra da Luz. O também literáta Eduardo Campos deixou alguns livros publicados que são mencionados na palestra pelo membro da Cadeira Nº 04 da ACT, Caio Quinderé.

Já, no dia 14, também deste mês, a partir das 14 horas, no Teatro Abre Alas, o ator, pesquisador e artista-educador Lúcio Leonn ministrará palestra a partir das 14 horas, sobre “O ator, diretor e empresário artístico Eduardo Álvares da Silva e o Teatro da Fortaleza do Século XIX: Contribuições”. O tema é uma referência ao patrono de Lúcio Leonn na Cadeira de Nº 35 da Academia Cearense de Teatro.

 

Caio Quinderé / Foto: Liézio Gomes

“A feira vem com o intuito de reunir pela primeira vez os livros de teatro dos dramaturgos e de outros autores cearenses que escrevem sobre teatro. Também não são só livros com peças de teatro, mas com uma pesquisa do teatro cearense que já se aproxima dos 200 anos. E o objetivo é que a gente esteja apresentando à sociedade essa feira, primeiro encontro de escritores de teatro, dramaturgos e historiadores” foi o informou em entrevista ao Portal ANC, o presidente da ACT, Antônio Marcelo.

“Nessas palestras que a gente estar iniciando são os membros da Academia Cearense de Teatro apresentando para o público os seus patronos”, lembrou ainda, Marcelo, um dos organizadores da programação que enxerga o evento, como um estímulo à leitura e formação do público leitor jovem, aproximando-o do vasto conhecimento que os livros proporcionam.

Estarão em exposição para vendas durante a Feira de Livros, obras de Antônio Marcelo, Caio Quinderé, Ricardo Guilherme, Marcelo Costa, Walden Luiz, Fernanda Quinderé, Marcus Fernandes, Humberto Cunha, com exceção dos livros da Comédia Cearense que estarão apenas em exposição (edições esgotadas).

Os preços dos livros variam entre R$ 10 e R$ 50. Na verdade, é uma grande oportunidade dos visitantes comprarem importantes obras por um valor bastante acessível ao bolso de quem busca ações que gerem conhecimento, relacionamento e interação através das histórias dos livros que não encontram em qualquer lugar.

 

Lúcio Leonn / Foto: Divulgação

 

Serviço:

1ª Feira de Livros de Teatro de Autores Cearenses

Feira
Dia: 07 de maio de 2024
Horário: 9h às 15h30
Palestra
“A Poética de Eduardo Campos” com Caio Quinderé
Horário: 14h
Local: Academia Cearense de Teatro
Rua do Rosário 01 – Praça dos Leões
Centro – Fortaleza (CE)

Feira
Dia: 14 de maio de 2024
Horário: 14h às 19h
Palestra
“O ator, diretor e empresário artístico Eduardo Alvares da Silva e o Teatro da Fortaleza do Século XIX: contribuições” com Lúcio Leonn
Horário: 14h
Local: Teatro Abre Alas
Shopping Avenida – Piso L3
Avenida Dom Luís, Nº 300
Aldeota – Fortaleza (CE)

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir