Por motivos de forças maiores, a Academia Cearense de Teatro comemorou na noite desta segunda-feira (18.11), na sede da Academia Cearense de Letras (ACL), a Noite de São Genésio que é celebrada no dia 25 de agosto. O evento contou com homenagens, posse de nove membros da ACT e lançamento de dois livros do ator, dramaturgo, diretor teatral e pesquisador Marcelo Farias Costa. Paralelo à programação, ocorreu também, uma exposição do artista cearense Berg Oliveira.
Compuseram a mesa de honra, o vice-presidente da ACL, escritor Juarez Fernandes Leitão, que, na ocasião, representou o presidente da Academia Cearense de Letras, Tales de Sá Cavalcante; a acadêmica da ACL, ACT, ALANE e da Associação dos Bibliófilos do Brasil, aclamada recentemente como presidente da Academia Fortalezense de Letras, Fernanda Quinderé; o presidente da Academia Cearense de Teatro, Antônio Marcelo; o presidente de honra da ACT, Marcelo Costa, e os acadêmicos da ACT, Jane Azeredo, Walden Luiz e Ricardo Guilherme.
Entre os agraciados da Noite de São Genésio, o destaque ficou com a Academia Cearense de Letras pelos 130 anos; o musicólogo e historiador cearense Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) pelos trabalhos prestados à história do Ceará; a TVC pelos 50 anos e a Casa de Vovó Dedé pelos seus 30 anos de existência.
Já a lista dos novos empossados contou com os profissionais das artes cênicas, Augusto Abreu, Ana Marlene, Carlinhos Crisóstomo, Fernão de La Roche, Gorete Oliveira, Jean Nogueira, Selma Santiago, Tonico Lacerda e Walter Façanha. São pessoas que estudam arte, aperfeiçoam suas técnicas e têm trabalhos merecedores de reconhecimento pelos espetáculos teatrais apresentados nos mais variados palcos não só do Ceará, mas, também, de outros estados do Brasil.
Os nove acadêmicos da ACT receberam medalhas que simbolizam o ingresso dos empossados na Academia Cearense de Teatro. Os distintivos foram entregues pelo presidente Antônio Marcelo e vice-presidente da ACT, Caio Quinderé. Ambos contaram com o indispensável apoio das atrizes Luíza Pontes e Patrícia Bastos, no que diz respeito à logística de entrega das medalhas.
A solenidade encerrou-se com o lançamento das obras de números 68 e 69 do ator, dramaturgo, diretor teatral e pesquisador Marcelo Farias Costa. São elas: “A Iconografia do Grupo Balaio” e “Celebrando Dionísio”. O autor é um dos exímios expoentes das artes cênicas que desde os seus 24 anos de idade, tem o desejo de registrar e dar mais perenidade ao que ocorreu ao longo dos anos nos palcos cearenses.
A “Noite de São Genésio” foi uma celebração inesquecível para todos que fazem a Academia Cearense de Teatro. Quem compareceu saiu encantado (a) com a organização da programação comemorada com um coquetel recheado de mimos e guloseimas. Uma comemoração marcada pela sensibilidade artística e cultural. É dessa forma que pode ser definida a “Noite de São Genésio” preparada pela Academia Cearense de Teatro e conduzida pelo mestre de cerimônias e jornalista Eduardo Galdino, também, membro da ACT, onde ocupa a Cadeira de nº 11.
“A noite de 18 de novembro de 2024 foi marcada pelo contentamento de se fazer algo em prol de todos. Ela representa 60 olhares de todos os acadêmicos”, disse em entrevista ao Portal ANC, o presidente da ACT, Antônio Marcelo, acrescentando: “Que todos nós possamos fazer uma reflexão sobre o feitio desta noite, onde o entusiasmo e a diversidade foi celebrada de todas as formas”, descreveu o também ator, diretor teatral professor de teatro, poeta e escritor, ressaltando ainda: “A Noite de São Genésio trouxe um colorido de uma diversidade que há em torno da Academia Cearense de Teatro”.
* Quem foi São Genésio?
Nascido durante o século III, São Genésio era um comediante em Roma que ficou imortalizado como o padroeiro dos atores, dos músicos, dos humoristas e dos advogados. A lenda conta que Genésio era líder de uma trupe de teatro na capital italiana.
* Depoimentos
“Gente, foi uma noite deliciosa! Parabéns!”
Lana Soraya
“Foi tudo lindo. Uma noite muito agradável”
Walden Luiz
“Muita honra por fazer parte desse momento. A festa foi linda. Obrigada!
Ana Marlene
“Honra e alegria, gente! Para mim, poucas coisas nesta vida são melhores do que estar com os amigos do teatro. Povo que amo e admiro! Grata, Antônio Marcelo! Grata, Marcelo Costa!”
Gorete Oliveira
“Muita honra fazer parte dessa Academia e receber novos membros. Uma noite memorável! Abraços e carinhos compartilhados. Pequenas ações e falas que ficarão imortalizadas.”
Jane Azeredo
> As imagens exibidas na matéria são de autoria do fotógrafo Liézio Gomes.