PUBLICIDADE

Ação do MPCE busca regularização do transporte escolar em Aratuba

Na última segunda-feira (14/10), o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Aratuba, ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP). O objetivo é exigir que a Prefeitura do município regularize toda a frota de transporte escolar e equipe os ônibus com os itens de segurança e básicos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essa ação foi motivada pela reprovação de quinze veículos utilizados para o transporte de alunos durante uma inspeção realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) em dezembro de 2022.

De acordo com o Núcleo de Fiscalização e Operações de Transporte do Detran/CE, nenhum dos ônibus vistoriados apresentou as condições mínimas de segurança exigidas pelo CTB. Entre as irregularidades encontradas, destacam-se a falta de cintos de segurança, espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa, janelas e até mesmo a ausência de bancos para os estudantes.

Ação do MPCE busca regularização do transporte escolar em Aratuba
Foto: Divulgação/MPCE

A promotora de Justiça titular, Juliana Gonçalves de Lima, enfatizou a ineficiência da gestão municipal em implementar políticas públicas sob sua responsabilidade. “Evidencia-se uma clara falta de disposição da gestão municipal em implementar as políticas públicas sob sua responsabilidade, especialmente porque todos os anos os veículos vistoriados passam por inspeções e são diagnosticados como não aptos a transportar estudantes”, disse.

Na ação, o Ministério Público do Ceará solicita que a Justiça determine a suspensão imediata do transporte escolar na cidade, além da substituição dos veículos por outros que atendam aos padrões de segurança até que os atuais sejam reparados. A Prefeitura também deve arcar com uma multa de mil reais por cada veículo que esteja circulando de forma irregular.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir