PUBLICIDADE

Ação do MPCE resulta em prisão de ex-secretário de cultura da cidade de Nova Olinda suspeito de prática de “rachadinha”

Nesta terça-feira, (17), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deflagrou a Operação “Secretaria de Luxo” no município de Nova Olinda, na Região do Cariri. Foram executados quatro mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria de Cultura do município e nas residências dos servidores, além da casa do ex-secretário Willyan Fagner Alves de Matos, conhecido como Willyan Luxo, que teve a prisão preventiva decretada. Os servidores são suspeitos de desviar parte de seus salários para o ex-secretário, configurando um esquema de “rachadinha”. A operação foi conduzida pelo promotor de Justiça Ariel Alves, e contou com o auxílio da Polícia Civil e de outros membros do MP que atuam na região. 

As investigações revelaram que, entre os anos de 2021 e 2024, alguns servidores da Secretaria de Cultura receberam gratificações de desempenho sem que tivessem mudanças nas condições de trabalho ou aumento da carga horária que justificassem tais aumentos. O valor da gratificação foi elevado, alcançando cerca de  R$ 1.383,00, o que mais que dobrava a remuneração dos beneficiados.

Em troca, parte ou o total da gratificação era repassada ao ex-secretário ou a pessoas por ele indicadas, seja por meio de transferências via Pix ou entregas em espécie na própria secretaria. A pedido do MP, a Justiça também autorizou o bloqueio das contas bancárias do ex-secretário, além da quebra do sigilo bancário e dos dados dos aparelhos celulares, computadores e outras mídias apreendidos durante a operação.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir