PUBLICIDADE

Ação popular resulta em afastamento do presidente da Câmara

Na última terça-feira (14/03), a Mesa Diretora da Câmara Legislativa Municipal de Icó, a 301 km de Fortaleza, recebeu uma Ação Popular solicitando o afastamento do atual presidente Fernando Alexandre Leite Guimarães Nunes, o vice-presidente Iatagã Matias de Lima, e os secretários Franklin Hilton Otaviano Rodrigues e Eduarda Hulle Pereira Dantas.

Foto: Internet

O documento ressalta a explicação de que o vereador segue para o seu quarto mandato e de acordo com a constituição isso é incompatível.

“Os princípios constitucionais referentes à Democracia e à República são normas nucleares, medula do Estado de Direito, e, desse modo, de observância obrigatória por Estados, Distrito Federal e Municípios, impondo-se como condicionantes à auto-organização dos entes políticos. É, pois, de todo incompatível com o regime constitucional de 1988 que a Casa Legislativa do Município de Icó-Ceará admita reeleições ilimitadas de parlamentares, para os mesmos cargos e na respectiva Mesa Diretora, a exemplo do que ocorre com o Vereador Fernando Nunes, que foi eleito Presidente pela quarta vez consecutiva”.

Caso a medida liminar seja confirmada, a sentença de mérito que determinará a anulação da reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Icó-CE, realizada no dia 04/08/2021, determinando-se nova eleição, vedada a participação dos atuais membros e realizando o afastamento, em especial o Vereador Fernando Alexandre Leite Guimarães Nunes, detentor de seu quarto mandato consecutivo de Presidente da Câmara, para os mesmos cargos no biênio subsequente.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir