O trânsito de Fortaleza registrou uma queda nos acidentes envolvendo ônibus nos últimos sete anos, com uma redução de 84,6% nas ocorrências. Dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) mostram que, além da queda geral nos acidentes, também houve uma diminuição nos casos de feridos (65,5%), de vítimas fatais (61,5%) e de atropelamentos (59,2%). As estatísticas consideram tanto os ônibus públicos quanto os privados que circulam pela cidade.
Segundo o levantamento da AMC, em 2017, foram registrados 1.521 incidentes envolvendo ônibus, dos quais 39 resultaram em mortes, 502 em ferimentos e 103 em atropelamentos. Em 2023, esses números caíram para 233 acidentes, com 15 vítimas fatais, 173 feridos e 42 atropelamentos.
O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Raimundo Rodrigues, destacou que essa redução é contínua, mesmo após a retomada total das atividades econômicas pós-pandemia. “Os sinistros podem e devem ser evitados, mas podemos ressaltar os esforços de órgãos da gestão e das empresas operadoras. Com investimento em segurança viária não retornamos ao patamar de 2017 que chegou a mais de 1500 sinistros ao ano”, comentou.
Uma das estratégias que contribuíram para a redução dos sinistros é a instalação de adesivos de pontos cegos nos ônibus. Desde 2018, a Etufor orienta motoristas sobre essa medida, que alerta para áreas com baixa visibilidade ao redor dos veículos, prevenindo colisões.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.