A quarta-feira (14.12) será de celebração para a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) que receberá da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, homenagem pelos seus 80 anos de trajetória.
Proposta por requerimento do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da Casa, a sessão solene está marcada para começar às 18 horas, no Plenário 13 de maio.
O Presidente da ACMP, promotor Herbet Gonçalves, descreveu a honraria: “esta homenagem é muito importante para a Associação do Ministério Público, sua Diretoria e demais membros, pois demonstra o reconhecimento do poder público pelos esforços e pelo trabalho que têm sido realizados ao longo de tantos anos, em prol da sociedade cearense”.
A ACMP
Instituição civil, sem fins lucrativos, a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) representa os interesses dos Promotores e dos Procuradores de Justiça do Estado do Ceará. Sediada em Fortaleza (CE), a ACMP foi fundada em 26 de dezembro de 1942. Mas só chegou a ser declarada de utilidade pública pela Lei Estadual 959, no recuado 8 de março do ano de 1951.
Atualmente, a entidade conta com 560 associados, sendo 376 Promotores de Justiça, 47 Procuradores de Justiça, 114 aposentados, 16 pensionistas, 2 membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará e 5 sócios colaboradores.