A Polícia Militar do Ceará (PMCE), através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou ações que apreenderam e libertaram espécies de pássaros silvestres que estavam sendo comercializadas ilegalmente. As ações ocorreram nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte.
No último domingo, (13), após uma fiscalização na Feira de Pássaros que fica localizada na Avenida Carlos Cruz no bairro Santa Tereza em Juazeiro do Norte, os policiais apreenderam 37 espécies de aves, sendo elas: quatro canários-da-terra, seis crispins, 23 golas, três galos-de-campina e um cheque.
Segundo informações da polícia, os suspeitos não foram identificados, pois ao perceberem o comparecimento da equipe policial, fugiram deixando para trás os animais. Após serem resgatadas as aves foram devolvidas ao seu habitat natural.
Dias antes, a BPMA em ação conjunta com a ONG BiodiverSe realizou a soltura de outras 25 espécies de pássaros. A ação aconteceu na zona rural da cidade de Crato, o local é legalizado e licenciado pelas autoridades responsáveis. 02 azulões; 04 típio; 01 sabiá laranjeira; 01 tico – tico rei cinza; 2 canário da terra; 02 Golinhas; 03 Garibaldi; 01 rolinha cascavel; 02 rolinha caldo de feijão; 02 baiano; 02 galo campina; 01 viana; e 02 cabloco foram devolvidos para a natureza apó passarem por um período de triagem e cuidados veterinários.
Todos os animais libertados foram soltos após terem sofrido tráfico, comércio e criação ilegal de animais silvestres.