PUBLICIDADE

Açude Orós atinge capacidade máxima após 14 anos

O açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará, atingiu 100% da sua capacidade. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Orós e também registrada no Portal Hidrológico do Ceará no último domingo (27/04). Tal feito aconteceu 14 anos depois da última sangria do reservatório, que ocorreu em 27 de abril de 2011.

Localizado a 450 km de Fortaleza, o açude Orós possui capacidade para armazenar até 1,9 bilhão de metros cúbicos de água. Até 2002 o reservatório ocupou o posto de maior reservatório do estado, dando lugar ao açude Castanhão, que foi inaugurado neste ano. Em questão de capacidade, o Banabuiú aparece em terceiro lugar, podendo armazenar até 1,53 bilhão de m³.

Açude Orós atinge capacidade máxima após 14 anos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Orós

Em 2025, com a chegada das chuvas, a barragem começou a ter um maior aumento no volume de água. O volume do açude Orós em janeiro de 2025 estava em 58,6%, mas em abril o índice subiu para 76,4%, até atingir os 100% no final do mês.

O açude Orós foi construído em 1962 e favorece o abastecimento de água e segurança hídrica de cerca de 70 mil pessoas. Porém, também atua na irrigação das regiões do Médio e Baixo Jaguaribe, na piscicultura, no turismo e na geração hidrelétrica.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir