PUBLICIDADE

Açude São José é fiscalizado a fim de combater atividades poluidoras

No dia 27 de março, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) realizaram uma operação fiscalizatória no Açude São José, localizado no município de Ipaporanga, região do Sertão de Sobral. A ação foi motivada por uma demanda do Ministério Público Estadual (MPE).

A operação teve como objetivo identificar a presença de atividades potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente, especialmente aquelas localizadas no entorno do reservatório. Entre as atividades investigadas, destacam-se a criação de animais, abatedouros e o lançamento de efluentes no local. Durante o percurso da equipe pela extensão do reservatório, foi possível identificar a criação de bovinos e ovinos. Os animais acessavam livremente a Área de Preservação Permanente (APP) e a bacia hidráulica do açude.

Após a identificação dos responsáveis pelas possíveis infrações, os fiscais da Semace realizaram inspeções nos empreendimentos dos pecuaristas. A operação teve como resultado a lavratura de seis autos de infração, cinco termos de embargo e uma notificação. As infrações ocorreram devido ao funcionamento da criação de animais sem a devida licença ambiental ou em desacordo com as normas legais e regulamentos.

O Açude São José é a única fonte de abastecimento humano do município de Ipaporanga, e a presença de animais no entorno contribui diretamente para a redução da qualidade da água, devido ao deslocamento de matéria orgânica.

Foto: Reprodução

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir