PUBLICIDADE

Administradora encontrou forma de empreendedoras fortalezenses conquistarem renda

Cerca de 20 mulheres se reúnem num ateliê, no Centro de Referência do Empreendedor do bairro Bom Jardim, em Fortaleza (CE), onde acontecem cursos de capacitação, orientações sobre empreendedorismo e negócios. Trata-se de um projeto que conta com as participações do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Prefeitura de Fortaleza e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A ideia tem o nome de “Colcha de Retalhos”, por usar materiais que seriam descartados, além de dar oportunidade às participantes de descobrirem talentos e, também, incentivar a realização de negócio e, inclusive, a conquista da independência financeira.

Janaína Fernandes é a administradora que lidera e gerencia o curso, por meio do CRA-CE. Segundo ela, a ideia é oferecer condições de empoderamento às mulheres, para que possam empreender e gerar a independência financeira. A administradora disse ainda, que nas comunidades, há uma carência grande. “Por outro lado, são repletas de mulheres talentosas, com sonhos e ideias”, pontuou a Administradora.

Beneficiárias do Projeto Colcha de Retalhos

O projeto tende a crescer ainda mais em 2020 devido à repercussão positiva do “Colcha de Retalhos”, pelo menos é o que prevê a administradora que frisa a participação internacional da iniciativa. “O Colcha de Retalhos vai participar da VII Feira Internacional de Sustentabilidade, em Angola. Nós fomos convidadas a apresentar os produtos em Luanda”, revelou Janaína, explicando: Esse convite veio nos presentear e reforçar a nossa ideia de que empreender com sustentabilidade, com mulheres e com visão de desenvolvimento é o que o povo cearense precisa, afirmou.

Já o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Fortaleza, Mosiah Torgan, disse que a iniciativa oferece uma profissão digna às mulheres. “O Colcha de Retalhos compõe a grade de atividades do Meu Bairro Empreendedor, e tem transformado a vida dessas mulheres”, ressaltou Mosiah, enfatizando que, para isso, o Centro de Referência do Empreendedor oferece a estrutura adequada por meio de maquinários e armários. O resultado disso é inclusão, profissionalização, empreendedorismo e geração de oportunidades, finalizou o Secretário.

Na visão da microempreendedora, Mírian Santana, de 52 anos, o curso aprimora o resultado do trabalho e garante melhor a comercialização dos produtos, como almofadas, jogos americanos, bolsas, laços e bonecas produzidos por ela. “Desde agosto, estou imersa neste curso, que está sendo muito positivo e tem melhorado minha experiência no ramo. Tenho desenvolvido, inclusive, o talento para o patchwork, para o desenho. Além de agregar conhecimento, o Colcha de Retalhos me faz sentir parte de algo, eu me sinto mais útil, aprendo e vejo portas se abrirem para uma melhoria econômica”, celebra Mírian.

Projeto capacita mulheres do Bom Jardim em Fortaleza

O administrador Leonardo Macedo que preside o CRA-CE, disse que a contribuição dos conhecimentos de gestão é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa, inclusive projetos sociais como o Colcha de Retalhos. Ele ainda explicou que sem a técnica correta de gestão, qualquer bom projeto corre o risco de não dar certo. “Esse projeto encabeçado pela administradora Janaína é a comprovação de que nossos profissionais possuem habilitação para gerar desenvolvimento”, enfatizou Leonardo.

O Presidente do Conselho Regional de Administração recorda também, que a presença do administrador é fundamental nas esferas públicas e privadas. “Em 2019, entregamos ao mercado, 100 profissionais devidamente habilitados para a gestão pública, por meio da oferta de pós-graduação a nossos profissionais”, disse o administrador cearense de Brejo Santo, que está à frente do Conselho Regional de Administração, desde o ano de 2015.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir