PUBLICIDADE

Adversários das oitavas de final conhecidos e agora é hora de virar a chave

Por Lúcio Filho

O clima de festa pelas classificações de Fortaleza e Ceará para as oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana está sendo muito bom, mas tem hora para acabar. Sorteio dos próximos confrontos realizado na tarde desta sexta-feira e os adversários conhecidos. Fortaleza joga contra o Estudiantes de La Plata, da Argentina, pela Libertadores. O Ceará sobe para La Paz, onde vai enfrentar o The Strongest pela Sul-Americana.

Voltaremos a este assunto ainda nesta edição, mas, conhecidos os adversários das competições internacionais, a festa pela classificação já é para acabar.

Foto: Nathalia Aguilar/POOL/AFP

Competições como a Libertadores e a Copa Sul-Americana dão projeção aos participantes, é fato, mas até que ambos voltem a campo pelas competições internacionais haverá passado um mês. A previsão de datas das oitavas de final da Sula e Libertadores é entre 28 e 30 de junho o jogo de ida e entre 05 e 07 de julho a volta.

Até lá ambos terão pelo menos mais sete rodadas da Série A e as oitavas de final da Copa do Brasil previstas para 22 e 23 junho os jogos da ida. O tempo é suficiente para que comecem uma campanha de recuperação na Série A, que precisa começar neste final de semana.

As duas equipes entram em campo nesse sábado (28/05). Ceará visita o São Paulo no Morumbi. O Fortaleza recebe o Juventude no Castelão em busca da primeira vitória.

 

São Paulo e Ceará

De Buenos Aires, o Ceará foi direto a São Paulo. Está treinando pensando no adversário, com quem pode cruzar em uma eventual quarta de final de Sul-Americana. Ceará e São Paulo têm, respectivamente, a primeira e a segunda melhor campanha da fase de grupos da Sula. Os dois times vão virar a chave e pensar em Série A.

O São Paulo, por jogar em casa, certamente deve ir para cima do Ceará. No Campeonato Cearense está brigando em cima e só perdeu até agora para o Flamengo. No Morumbi faz valer o seu favoritismo e o peso da sua camisa.

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

O Ceará, porém, vem motivado. Não é qualquer um que vence o Independiente em Avellaneda, em que pese o mau momento que vive o time argentino. Dorival tem o desafio de manter a motivação do Ceará para buscar mais uma vitória no Brasileiro. A primeira foi fora de casa contra o Palmeiras.

O São Paulo é um adversário e sabe que o Ceará tem as suas qualidades. Rogério Ceni como técnico tem um tabu a quebrar contra o Alvinegro. Venceu como treinador do Fortaleza em 2019, mas perdeu em 2020 como treinador do Leão e do Flamengo. Só mais uma pitada de rivalidade para este confronto.

Se a motivação do Ceará vai fazer efeito para surpreender o São Paulo só vai ser possível dizer quando a bola rolar, mas este fator pode fazer a diferença pró-Alvinegro. Porém, existe um tabu a favor do São Paulo desde que o Ceará voltou a Série A. De 2018 até o jogo deste sábado, o São Paulo venceu duas e foram seis empates. A última vitória do Ceará neste formato do Brasileirão foi em 2010, por dois a zero.

 

Fortaleza x Juventude

O Leão vem para o confronto contra o Juventude chamando a sua torcida para jogar junto. A imagem marcante da classificação na Libertadores contra o Colo Colo foi a reunião do presidente Marcelo Paz contra os jogadores. Ele parabenizou Moisés pela atitude no jogo contra o Fluminense em ter parado a jogada quando percebeu que o adversário estava contundido. Afirmou que o atacante foi abençoado e reconhecido como o nome daquela partida.

Paz afirmou que o Fortaleza “vai sair da situação em que está no Brasileiro e quem não acreditar vai quebrar a cara”. Uma dose de motivação a mais para o elenco e a torcida parece que está disposta a jogar com a equipe. O Juventude é um adversário que traz ao Fortaleza a lembrança da vitória no ano passado, no Castelão, por um a zero e a histórica classificação para a Libertadores com gol de Valentin Depietri.

Foto: Leonardo Moreira/ Fortaleza EC

A partida contra o Juventude vai ser um jogo de seis pontos e mesmo a vitória não vai tirar o Fortaleza da lanterna nesta rodada, mas o primeiro passo precisa ser dado e logo. Porém, o Juventude também sabe que não pode dar mole para o adversário.

Contra o Juventude, o Fortaleza amarga a eliminação no mata-mata da Série C de 2016, mas é bem verdade que a classificação para a Libertadores do Leão em 2021 supera esta derrota. O favoritismo para esta partida é do Fortaleza, mas este precisa ser confirmado em campo.

 

Clássico-Rei

Na próxima quarta-feira (01/06) acontece o primeiro Clássico-Rei da Série A de 2022.  A motivação de ambos para este confronto foi aumentada com o desempenho das equipes nas competições internacionais.

A torcida do Fortaleza conta a vantagem de disputar a Libertadores, a do Ceará sente-se motivada com os 100% de aproveitamento na Sul-Americana. Esses fatores ficam nas arquibancadas. Em campo, a concentração das equipes e os resultados do final de semana vão dar uma pitada a mais de rivalidade.

 

Voltando às competições internacionais

Quando Fortaleza e Ceará chegarem para as disputas das oitavas de final da Libertadores e Sula, a torcida espera que ambos estejam bem longe da zona de rebaixamento da Série A e que tenham se classificado na Copa do Brasil.

O Fortaleza enfrenta o Estudiantes jogando o primeiro jogo em casa e decide em Mar Del Plata, na Argentina. Enfrenta um adversário que já foi campeão da Libertadores e com uma camisa pesada. Se passar para as quartas de final terá pela frente Athlético Paranaense ou Libertad, do Paraguai.

O Ceará vai a La Paz no primeiro confronto enfrentar o The Strongest pela Sul-Americana e decide em casa. Se passar também não terá vida fácil. Os possíveis adversários? São Paulo ou Univerdad Católica, do Chile.

Na Sul-Americana, por ter feito a melhor campanha na primeira fase, o Ceará vai fazer até uma eventual semifinal o segundo confronto em casa. Libertadores e Sul-Americana são realidade para o futebol cearense.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir