PUBLICIDADE

AECIPP discute protagonismo feminino nas grandes empresas

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) realizou, nesta quarta-feira (13), no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços do CIPP/SA (BUS), o evento “Elas brilham nas empresas do Pecém”. A iniciativa reforça a importância da liderança feminina nas grandes empresas do Ceará. Foi um momento de compartilhamento, de troca de experiências e de conhecer também as trajetórias dessas líderes empresarias que se destacam em setores predominantemente masculino. No encontro elas discutiram ainda as estratégias adotadas por suas empresas com programas estruturais.

A programação teve início com a apresentação da Orquestra Jovem do Pecém, seguida pela saudação do presidente da AECIPP, Eduardo Amaral. Ao destacar a importância da liderança feminina, ele ratificou o compromisso na defesa da equidade de gênero e reconhecimento da importância feminina nessas empresas. “Este evento é uma manifestação concreta desse comprometimento. Este é o primeiro de muitos encontros que virão”, afirmou.

A secretária de Proteção Social, Onélia Santana, participou do primeiro painel com o tema “O Papel da Mulher na Governança do Ceará”. Ela destacou alguns programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, como o Mais Infância e o Ceará Sem Fome. Onélia também mencionou a presença significativa de jovens aprendizes no Pecém e reforçou a importância da presença feminina em cargos de gestão, destacando a paridade de gênero nas secretarias do Governo.

“Para mim, é uma grande honra estar aqui neste espaço com mulheres que têm uma história importante em suas trajetórias de vida, e termos a oportunidade de refletir um pouco sobre nossas potencialidades. Ainda há muito a conquistar e esta é uma luta de todos nós”, afirmou a secretária.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de São Gonçalo do Amarante, Magnólia Rocha, também participou do painel e falou sobre o desenvolvimento econômico e a importância da qualificação e geração de renda para mulheres no município.

O último painel, “A Liderança Feminina na Gestão dos Negócios: Lidando com os Conflitos dos Tempos Modernos”, contou com a participação da presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra; a gerente geral de Recursos Humanos na ArcelorMittal Pecém, Gisele Sestren; a gerente de Recursos Humanos da Cimento Apodi, Luciane Mello, e contou com a moderação da representante da IBEF Mulher Ceará, Myrian Saraiva.

Beatriz Gurgel, especialista em captação de recursos e diretora da BG Soluções Sociais, compartilhou sua experiência no encontro. Há sete anos decidiu assumir um grade desafio: largar um trabalho em regime celetista para apostar no empreendedorismo. Montou uma empresa de captação de recursos, uma área onde a atuação é predominantemente masculina. A empresária diz que são muitos os desafios para a mulher no mercado de trabalho, no mundo dos negócio, desafios esses que não são impostos aos homens. Ela citou como exemplo a preocupação até com a aparência, para “agregar” valor à formação dessa imagem.

Fotos: Aecipp

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir