O Aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe, em Morada Nova, ainda segue sem data para o início das obras após anúncio em dezembro de 2022, pela então governadora Izolda Cela. O equipamento está no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), e será o primeiro aeroporto a ser construído de dez que foram concedidos por meio de concessão pública.
À época, o governo estadual desapropriou um terreno numa região que abrange 15 municípios com forte economia no setor de frutas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já forneceu a licença para a implantação do novo aeroporto e que também já foi realizado o estudo de viabilidade, com resultado positivo para transporte de pessoas e de cargas.
No entanto, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que a construção do novo aeroporto encontra-se atualmente em estágio de estudos de pré-licitação. Já a Secretaria de Obras Públicas (SOP) declarou que os detalhes referentes a prazos devem ficar mais explícitos após a licitação.
Região do Vale do Jaguaribe
A Região do Vale do Jaguaribe participou com 11,58% em 2019 do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) da agropecuária do Ceará, de acordo com levantamento feito pelo IBGE.
A macrorregião destaca-se na produção de frutas e por ser a principal bacia leiteira do Ceará. A macrorregião participou, em 2019, com 3,51% no PIB estadual.