Um marco significativo para a sustentabilidade e a geração de empregos no Ceará, o Polo Industrial Automobilístico será instalado em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com um investimento de cerca de R$ 400 milhões e a criação de 255 empregos diretos na primeira fase, o anúncio foi realizado nesta sexta-feira (9) pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O evento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; da vice-governadora Jade Romero; do secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; do presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; além de outras autoridades e executivos do setor privado.
O Polo será pioneiro no Brasil ao adotar um modelo de planta automotiva multimarcas. No complexo, serão produzidos veículos eletrificados e/ou híbridos sob encomenda para diferentes empresas. A expectativa é que os primeiros veículos saiam da linha de montagem no primeiro semestre de 2025.
A capacidade de produção estimada na primeira fase é de 40 mil veículos, distribuídos entre modelos de várias marcas. O Ceará já possui acordos para a produção de seis modelos de veículos eletrificados de três grandes marcas globais.
O complexo industrial tem como parceira âncora a Comexport, a maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas renomadas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no país por meio da Comexport.
Elmano de Freitas, explicou que para viabilizar o projeto foi necessária a desapropriação da antiga fábrica de automóveis Troller. O imóvel, com área de 11,89 hectares, está localizado no bairro Catolé, mais precisamente no Km 37.7 da rodovia federal BR 116. A localização estratégica facilita o desenvolvimento da cadeia produtiva e a distribuição dos veículos produzidos.
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que apoiar a criação desse empreendimento reforça a indústria nacional, com foco na inovação e descarbonização. “O Mover contempla R$19,5 bilhões em crédito financeiro até 2028. E o presidente assinou, aqui no Ceará, uma medida provisória que vai trazer mais previsibilidade e segurança jurídica para novos investimentos no polo automotivo de Horizonte”, afirmou.
Rodrigo Teixeira, vice-presidente e diretor de Importação da Comexport, sublinhou as vantagens do Ceará como destino de investimentos. “A produção de veículos no Ceará é um desejo antigo. Hoje, celebramos um passo importante nessa jornada para termos um veículo 100% produzido no Ceará. O Brasil agora oferece previsibilidade para toda a indústria automotiva e o ecossistema de mobilidade. Além disso, é essencial destacar que o Ceará é o local ideal para esse tipo de investimento, devido à estabilidade encontrada no Estado. Há três anos, firmamos um protocolo de desenvolvimento de projetos no Ceará, e hoje estamos concretizando essa visão”, afirmou.
A gerência operacional do Polo será feita pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). A Adece é responsável ainda pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), cuja concessão de incentivos fiscais visa a atração e/ou ampliação de empresas no Ceará.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.