PUBLICIDADE

Aldigueri toma posse na ALECE; Segurança Pública é a pauta prioritária

“Saudades dessa movimentação?”, era o que se podia escutar nos corredores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na manhã deste sábado (1), pois a motivo de tanto alvoroço entre políticos e convidados era a posse dos deputados que agora compõem a nova Mesa Diretora da casa – chapa única eleita em 2 de dezembro do ano passado. Com a presença de inúmeras autoridades, como o governador Elmano de Freitas, sua vice, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, dentre outros, o Plenário 13 de Maio então escutou o discurso do novo presidente, Romeu Aldigueri (PDT), uma fala em que destacou que atuará como um ‘mediador’ na casa. O PL, que é oposição, se recusou a compor o colegiado nas discussões da composição da mesa durante as negociações ainda no fim do ano passado.

Foto: Marcos Moura

“Nós vamos assumir agora uma posição de mediador, procurando sempre ouvir, dialogar, agregar, respeitar e participar, com muita parceria com o Poder Judiciário, com o Poder Executivo, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, com as Prefeituras Municipais, com a sociedade civil” [Romeu Aldigueri, novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará]

 

Entre a emoção de falar da família e dos seus pai, Aldigueri disse no rápido discurso de 15 minutos, que vai fortalecer a Alece na defesa dos princípios democráticos e a construção de um Ceará mais justo. “Ouvir, acolher e transformar novas ideias em realidade foi o que me trouxe até aqui e acredito profundamente que existem duas forças que foram determinantes em minha trajetória: a primeira delas é a que emana da minha família e a segunda, da qual não podemos prescindir, senhoras e senhores, é a da democracia”, disse ele, que reforçou a importância sobre a atuação nas redes sociais como principal ameaça ao sistema democrático, onde “o elo entre comunicação e democracia, a partir da responsabilidade com as informações que formam o pensamento dos cearenses”, enfatizou.

 

O que me chamou mais atenção foi a palavra democracia. Nós vivemos um momento em que as instituições, que são as guardiãs da democracia, precisam ser preservadas, fortalecidas, e os princípios, que as orientam, sejam sustentados com muita força por aqueles que as lideram. [Guilherme Sampaio, deputado estadual pelo PT]

 

O novo presidente também ressaltou na fala o seu trabalho como deputado “Nos últimos anos, aqui apresentei e presenciei dos colegas a apresentação de projetos sobre turismo, sustentabilidade, combate ao inaceitável crime de violência contra a mulher, emprego e renda, desenvolvimento econômico, educação, transparência pública, saúde e muitos outros. É com base democrática que estamos vendo surgir o novo Ceará”, disse. Durante o discurso, ele ressaltou também os trabalhos desenvolvidos pelos antigos governadores Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela, na área de educação, e que Elmano vai levar o estado a novos patamares nessa questão, e que a Assembleia será uma parceira nesse processo como em outras pautas.

Segurança Pública no foco das discussões

Durante entrevista coletiva, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou o papel de Aldigueri como novo presidente, dizendo que a casa está “nas mãos de um democrata”, e que ele, como chefe do executivo estadual, busca construir uma relação de “muita colaboração” e “respeito a autonomia dos poderes”. “O deputado Romeu Aldigueri tem a grandeza que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará merece, de ter um presidente com seu preparo, com sua inteligência”, disse Elmano.

Foto: Pedro Albuquerque

Na próxima segunda-feira (3), o governador voltará para a Alece onde irá enviar a sua mensagem ao parlamento sobre os temas prioritários do governo estadual, com foco principalmente na segurança pública, como confirmou o secretário de governo Chagas Vieira, de que será uma texto voltado com “novidades” em torno do tema. Mensagens novas que possam fortalecer cada vez mais o trabalho das nossas forças de segurança, no combate à criminalidade”, disse ele. Segundo o secretário, por exemplo, os testes de reconhecimento facial ligados à Secretaria de Segurança Pública estão tendo avanços significativos. “Esses testes [reconhecimento facial] inclusive com algumas pessoas já chegando a ser presas, obviamente ainda em período de teste, é um sistema que já vem sendo testado desde o ano passado e eu espero que nas próximas semanas já possamos ter novidades com relação a isso”, destacou.

 

“É notório que o governador Elmano, pegou pelo braço esse tema da segurança pública, e com muita coragem inclusiva, porque poucos governadores, haja vista que esse é um problema, um desafio estrutural que vai para além das responsabilidades do próprio governo estadual, tenha coragem de enfrentar esse tema, como está sendo feito aqui no Ceará, estabelecendo metas. o governo do Ceará estabeleceu uma meta de 10% o número de homicídios neste ano, qual e o governo que tem a coragem de assumir uma meta na área de segurança pública, como faz o governo do Ceará? [Guilherme Sampaio, deputado estadual pelo PT]

 

O foco neste tema vai de encontro a última pesquisa Quaest, publicada no último dia 27 de janeiro, que para 26% da população (eram 20% em dezembro na última pesquisa), a violência é o principal problema do Brasil hoje. Nas pesquisas de opinião do governo federal nós podemos ver a presença do tema da segurança pública muito forte. A população tem tido essa sensação de insegurança”, reconheceu a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero. “O governador Elmano tem feito grandes investimentos, mas nós sabemos que [chamar novos agentes] não foi o suficiente para dar a resposta que a população merece e precisa para ir e vir com tranquilidade”, disse Jade.

Para o deputado De Assis Diniz (PT), que também tomou posse como primeiro secretário da mesa diretora, debater a segurança pública é fundamental, pois segundo ele “temos hoje um crime transnacional, não existe mais um crime localizado, não existe um crime de uma cidade, ele hoje transnacionalizou-se, e cria pra dentro desse ciclo questões que são gravíssimas”, destaca. Segundo o parlamentar, é preciso compreender que o enfrentamento não pode ocorrer apenas com foco na prisão de criminosos, mas sim agir com inteligência, e assim “sufocar a questão financeira”. “Quando o governador manda uma mensagem, e traz com essa mensagem um sentimento de comprometimento, aí nós vamos ter certeza de que a matéria será aprovada, será encaminhada e vamos trabalhar pra isso”, destacou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir