A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) retomou as atividades parlamentares no Plenário 13 de Maio, na manhã desta segunda-feira (02/02), marcando o início da 4ª sessão legislativa da 31ª legislatura, com pronunciamento do governador Elmano de Freitas.

O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), deu início à sessão plenária saudando o governador Elmano de Freitas e a vice-governadora Jade Romero, além dos parlamentares, secretários de Estado, autoridades, servidores e representantes da imprensa, e reforçou a parceria entre o Parlamento e o Poder Executivo como prioridade para 2026. Segundo ele, os deputados têm atuado de forma ágil na análise e aprovação das mensagens enviadas pelo Governo do Estado, sempre pautados pelo diálogo e pela discussão.
O parlamentar assegurou a continuidade da boa relação entre os poderes e ressaltou como ela é essencial para o desenvolvimento de qualquer estado.
“A boa relação que nós tivemos nos últimos 16 anos fez com que o Estado progredisse de uma maneira muito mais rápida, muito mais efetiva. E hoje ficou claro isso com a presença não só do Legislativo, do Exército, mas também de representantes do Judiciário, reforçando o respeito ao Poder Legislativo.”
Ainda de acordo com o presidente, as alterações no Regimento Interno da Alece resultaram em avanços relevantes no funcionamento do Legislativo.
“Conseguimos aprovar, em consenso, várias emendas de plenário, por unanimidade dos 46 deputados e deputadas, inclusive, Propostas de Emenda à Constituição (PECs). Isso é muito importante. Acredito que essa parceria é frutífera e que os parlamentares estão antenados no que a rua quer, no que a população quer. É fundamental estarmos presentes e atentos às demandas da sociedade”, destacou.
Romeu Aldigueri também ressaltou o perfil democrático da Alece, única Casa Legislativa do Nordeste a possuir o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). “Hoje, temos a Casa mais transparente do Brasil e a única do Nordeste com o Selo Diamante. Isso é motivo de orgulho e gratidão”, enfatizou. Ele pontuou ainda a aproximação do Poder Legislativo com o povo cearense e a prioridade da gestão em fortalecer a democracia, a transparência e a responsabilidade social.
“O Parlamento precisa funcionar, produzir e estar aberto à população. Esse é um esforço permanente”, pontuou.
Sobre as expectativas para o ano de 2026 e o período eleitoral, o presidente avalia que os debates devem se intensificar, mas sempre com respeito às divergências.
“Acredito que será um ano de grandes debates, enfrentamentos normais do Legislativo por ser um ano de eleições gerais, mas sempre procurando pedir aos colegas parlamentares que, em relação às questões municipais, a gente as deixe nos municípios e pense no bem comum do povo cearense”, declarou.


