A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Alece analisa projeto para implementação de “Cidades Esponja”

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) um projeto de lei que estabelece mecanismos sustentáveis para a gestão das águas pluviais. De autoria do deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), o projeto pretende prevenir enchentes e alagamentos através da adoção do conceito de “Cidade Esponja”.

A iniciativa tem como principais objetivos reduzir os riscos de inundação, diminuir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem, aumentar a autossuficiência hídrica através do reabastecimento das águas subterrâneas. Além disso, o texto também prevê a melhora da qualidade da água disponível para extração em áreas urbanas e periurbanas.

Para atingir esses objetivos, a lei incentiva a adoção de várias práticas inovadoras. Entre as sugestões estão pavimentos permeáveis, tetos verdes, jardins de chuva, valas de infiltração, bueiros ecológicos e parques de detenção de água.

Alece analisa projeto para implementação de "Cidades Esponja"
Parque Benjakitti Forest / Turenscape + Arsomslip Community and Environmental Architect. (Foto: Srirath Somsawat)

A implementação dos mecanismos previstos no texto será precedida por estudos técnicos que garantam a inexistência de riscos ecológicos e ambientais. Além disso, todas as obras públicas ou subvencionadas pelo Governo Estadual deverão aplicar o conceito de “Cidades Esponja”.

Cidades Esponja

O conceito de “Cidades Esponja” se baseia em práticas já adotadas em cidades como Berlim, Copenhague e Nova York, onde há uma abundância de áreas naturais que ajudam na absorção da água da chuva. No Brasil, cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Niterói e Curitiba já implementaram técnicas semelhantes com sucesso, como a criação de jardins de chuva e adaptação de parques para lidar com fortes tempestades.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir